Comissão de Direito Ambiental lança campanha no Dia Mundial da Água

21/05/2022

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do RN, acatando proposição de sua Comissão de Direito Ambiental e aproveitando a proposta da Organização das Nações Unidas – ONU, o qual definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água; e, o Dia Mundial da Água, que é comemorado no dia 22 de março, lança a proposta de implementar ações que destacam a importância da cooperação para o manejo de recursos hídricos, indicando procedimentos ambientalmente corretos para os escritórios de advocacia.

O mundo cresce rapidamente e os recursos naturais tornam-se cada vez mais limitados. Com isso, a principal tarefa que podemos assumir é implementar ações concretas para benefício das pessoas e dos ecossistemas.

A cooperação na gestão da água entre todos os segmentos, assim como a busca pela compreensão dos desafios e os benefícios da cooperação pela água, são pontos que podem contribuir para a construção de um mundo sustentável, aliando o desenvolvimento e a preservação ambiental.

A gestão de recursos hídricos deve ser abordada por todas as partes interessadas, incluindo as organizações governamentais e internacionais, o setor privado, a sociedade civil e as universidades.

Com a crescente demanda pelo uso da água, aliada à escassez e ao desperdício desse recurso natural, governos, empresas e sociedade devem se empenhar em desenvolver projetos que prezem a redução do desperdício, o manejo racional da água e a ampliação da prática do reuso. Devemos assumir uma nova forma de pensar e agir, mudando nossos hábitos e desenvolvendo formas de economizá-la.

A busca de um equilíbrio e a distribuição de forma equitativa, com a justa alocação dos recursos hídricos precisa ser alcançada, considerando os limites biofísicos do meio ambiente. Para isso, torna-se necessária a mobilização e o comprometimento com as questões da água.

Pensando nessa temática, a OAB/RN propõe a ampla participação dos advogados e advogadas e seus colaboradores, nessa campanha, a fim de que sejam estimuladas ações e compromissos com a gestão colaborativa de recursos hídricos.

Sabendo que o advogado é um formador de opinião e líder em suas comunidades, quando se adotam práticas corretas, as quais proporcionam compromisso com um meio ambiente mais saudável, sem desperdícios, proporciona-se uma alteração de paradigma que pode ser para o bem-estar de todos.

Vivemos na época que a preservação ambiental é questão de sobrevivência da humanidade. Por tudo isto, iniciativas como estas tem grande importância na conscientização do papel do advogado face a esse processo, uma vez que pode ser adotado o princípio universal da sustentabilidade ambiental, nas práticas das atividades rotineiras.

Natal, 22 de março de 2013.

Conselho Seccional da OAB/RN
Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN

Leia o documento na íntegra clicando aqui.