Comissão de Direito à Saúde realiza o I Fórum Potiguar sobre o Autismo

31/05/2014

A Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte, realiza durante todo o sábado (31), na sede da OAB/RN, o I Fórum Potiguar sobre o Autismo. O evento, que faz parte da campanha da Comissão pela conscientização do Autismo: “Ensina-me de várias formas que eu consigo aprender”, contou com a presença do vice-presidente e secretário-geral da Seccional Potiguar, Marcos Guerra e João Maria Trajano e do secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte, Djamiro Acipreste, que compuseram a mesa.

“Nós os acolhemos com grande satisfação. Temos mais de 40 comissões na OAB/RN que trabalham com diversos temas. A sociedade confiou à Ordem que discutíssemos os direitos dos cidadãos. Para nós é uma alegria abrir esse diálogo para que todos possam discutir seus direitos e deveres e, desta forma, desempenhar melhor seu papel na sociedade”, disse Marcos Guerra aos presentes.

Djamiro Acipreste parabenizou a comissão pela iniciativa. “A CAARN se sente honrada em apoiar esse trabalho. A Ordem está de portas abertas. Sintam-se acolhidos por esta instituição. Parabéns à comissão pelo empenho em não deixar morrer os assuntos que tanto importam à sociedade”.

A presidente da Comissão de Direito à Saúde e organizadora do evento, Elisângela Fernandes, falou do trabalho realizado pela Comissão. “A OAB é uma peça essencial na proteção dos direitos e das garantias fundamentais, prerrogativas constitucionais e forma um dos pilares do Estado Democrático de Direito. É nossa função social velar pelos direitos e garantias do cidadão, sempre participando, de forma ativa, construindo uma sociedade mais igualitária e livre. Ao compreender que as nossas funções extrapolam as meramente corporativas, é fácil entender porque a comissão de Direito à Saúde resolveu abraçar a campanha de conscientização do Autismo. Este Fórum é o segundo de inúmeros eventos que vamos realizar este ano. Essa campanha de conscientização pelo Autismo: “Ensina-me de várias formas que eu consigo aprender” surgiu da necessidade de desmistificar o assunto, quebrar tabus, eliminar o preconceito, permitir e promover a inclusão social, que é uma das maiores batalhas que enfrentaremos daqui pra frente. Citando o grande mestre Paulo Freire, “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

Elisângela finalizou o discurso com um breve poema de sua autoria:

O mundo misterioso do Autismo

Quero conhecer sua mente
Viajar em seus pensamentos
Compreender os seus limites
E desvendar os seus mistérios
Quero abraçar-te todos os dias
Embora, sem tocá-lo
Fitar os seus olhos
Mesmo que superficialmente
Explorar seu universo sem invadi-lo
E apoiar suas pequenas grandes conquistas
Quero ir além de tudo o que sei
De tudo que sabe e tudo o que dizem conhecer
Quero entrar no seu mundo, torna-lo meu também
E assim, juntos, diminuirmos as diferenças
Eliminarmos os abismos
Estreitarmos as relações
E vivermos cada um a sua maneira
Como se nada mais existisse

O I Fórum Potiguar sobre Autismo inaugura o debate sobre esse importante tema no contexto do Estado do Rio Grande do Norte. Tem o objetivo de desmistificar o assunto trazendo profissionais da área da saúde que lidam diretamente com autistas para esclarecer a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, a integração sensorial, intervenções terapêuticas como equoterapia, fonoaudiologia, psicoterapia e musicoterapia, bem como a problemática da inclusão social e a responsabilidade dos docentes no universo autista.

31/05/2014 – Sábado
08h30 – Credenciamento.
9h– Conferência: O tempo em ação: diagnóstico precoce no autismo, uma necessidade.
Conferencista: Celina Angélica Reis Paula – Neuropediatra.

10h– Conferência: Autismo e integração sensorial: descobrindo emoções. Conferencista: Magnólia Paula Ansaldi - Terapeuta Ocupacional.

11h- Café & Conversas – momento debate.

11h30- Mesa redonda - Tema Central: Intervenção terapêutica: enfrentando o autismo.
Moderador: Magnolia Paula Ansaldi - Terapeuta Ocupacional.
Tema: Equoterapia - a descoberta do cavalo – Expositora:  Alenuska Soares (Psicóloga) e Aline Nogueira (Pedagoga).
Tema: Dos sons à palavra – Expositora:  Tânia Paula Silva Sousa – fonoaudióloga.
Tema: Entre real, simbólico e imaginário: breves leituras – Expositora:  Samantha Magalhães – Psicóloga.

13h– Intervalo para almoço.

14h30- Conferência: Face a face com o autismo: inclusão, mito ou realidade?
Conferencista: Débora Regina Nunes Paula – Psicóloga.

15h30– Café & Conversas – momento debate.

16h- Mesa redonda - Tema Central: O autista na escola: reflexões e propostas de intervenção.
Moderador: Débora Regina Nunes Paula – Psicóloga.
Tema: Preparando o ambiente escolar – Expositora: Renata do Monte F. de Souza – Terapeuta Ocupacional.
Tema: O docente e o universo autista – Expositora: Noadia Augusta da Silva Gomes – Pedagoga.
Tema: Sons e música: vencendo o silêncio – Expositor: Marcelo Pereira da Silva – Musicoterapeuta.

17h30– Conferência: Legislação e autismo no Brasil – Conferencista: Daniel Pessoa – Advogado.

18h30 – Encerramento.