Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos dos Idoso visita Espaço Solidário

24/01/2018

A Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da OAB/RN e a Comissão Especial de Fiscalização das Instituições de Longa Permanência (ILPis), representada por André Arruda, em conjunto com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA), representada por Ana Paula e Josieudes da Silva, visitaram, na última segunda-feira (22), o Espaço Solidário, no bairro de mãe Luíza, cumprindo o cronograma do calendário de visitas as ILPis.

"Mesmo diante de tantas dificuldades que enfrenta esta casa para se manter aberta, como falta de recursos, falta da presença de entes públicos, o Espaço Solidário consegue agregar a união da sociedade em prol do idoso, trazendo-lhes dignidade e oportunidade de uma vida melhor", explicou André Arruda.

Atualmente, o Espaço Solidário conta com 24 residentes, sendo 08 homens e 16 mulheres. "A casa oferece, também, atividades para 20 idosos da comunidade, que têm diariamente alimentação, fisioterapia, atendimento médico e lazer. O abrigo dispõe, ainda, de voluntários que ajudam no cuidado da saúde desses idosos", acrescenta.

Segundo relatório de visita, a instituição, administrada pelo Padre Robério Camilo da Silva, tem um custo médio R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), para manter cada beneficiário no Espaço.

Informações sobre como realizar doações, através (84) 4141-7407.

Sobre Comissão Especial de Fiscalização das ILPis:

A Comissão Especial de Fiscalização das ILPis é composta pela: OAB/RN, COVISA, CMI (Conselho Municipal do Idoso), CEDEPI (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa), Câmara Municipal do Natal e SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), ao qual cada instituição indicou membros para a realização das visitas . E  tem a responsabilidade de fiscalizar as ILPIs, apontar possíveis falhas caso haja, orientar na solução dos possíveis problemas, acompanhar as correções e ainda defender os direitos da pessoa idosa.