Comissão da Verdade divulga programação sobre os 50 anos do golpe militar

01/04/2014

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão da Verdade e Memória, divulga programação que relembra os 50 anos do golpe militar, ocorrido em 1964. Conforme o vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, passados 50 anos do golpe, a OAB realiza em todo o país eventos visando “lembrar para não repetir".  “Sabemos como foi difícil advogar no período lembrado. E como foi muitas vezes heroico o trabalho de advogados de presos políticos ou outros, cidadãos e empresas que lutavam por direitos sonegados simplesmente porque contrariavam poderosos. Ao celebrar um longo período de quase trinta anos de retomada da democracia, cabe-nos contribuir para evitar novos descaminhos”, destaca.

Confira a programação:

01/04

14h - Ato Público, concentração no Baldo, caminhada em direção à Praça Cívica para rebatizá-la como Praça Pedro Velho

Seminário na UFRN sobre o Golpe Militar (dia inteiro)

18h - Sessão Solene de Repúdio ao Golpe na Câmara Municipal do Natal

02/04

Seminário na UFRN sobre o Golpe Militar (dia inteiro)

03/04

Seminário na UFRN sobre o Golpe Militar (pela manhã)

18h - Devolução dos mandatos de Djalma e Luiz Gonzaga na Câmara Municipal do Natal

04/04

10h - Descerramento de placa alusiva à devolução mandatos de Luiz Maranhão e Luiz Gonzaga no Salão Nobre da Prefeitura de Natal

18h - Exibição do filme "Sobral Pinto: o homem que não tinha preço" e depois um debate sobre a Lei de Anistia

Local: OAB/RN

10/04

10h- Devolução dos mandatos dos deputados estaduais cassados, entre eles Luiz Maranhão, na Assembleia Legislativa

OAB/Mossoró propõe homenagem às vítimas do Golpe Militar

A Comissão da Memória e da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Mossoró, propôs à Câmara dos Vereadores o reconhecimento do esforço dos mossoroenses que lutaram contra a Ditadura Militar. A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte também sofreu com a repressão militar. Políticos locais tiveram seus mandatos cassados, civis foram perseguidos e mortos. A real dimensão do estrago provocado pela Ditadura no município é alvo de investigação feita pela Ordem.