A manhã de hoje (01) foi bem alegre no Lar Solidário de Mãe Luiza. A Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou um café da manhã, com apoio da Comissão de Eventos da Seccional, para os 44 idosos da instituição para comemorar o Dia Internacional do Idoso. E não faltou animação com apresentações de dança, com o grupo Flor de Jacarandá, e teatral, com Paulo Henrique Borges. “Gosto de música e alegria. Trabalhei uma vida toda como padeiro e namorei muito. Hoje, sigo minha vida aqui no Lar Solidário”, relatou Jorge Moreira da Silva (80 anos).
Na ocasião, o presidente da Comissão do Idoso, Romildo Martins, apresentou a cartilha desenvolvida pela OAB para divulgar os direitos do idoso. “As evidências mostram que não estamos preparados para lidar com o envelhecimento e que muito ainda tem que ser feito para que o idoso seja tratado com dignidade. Viver a velhice com qualidade de vida é um grande desafio. A cartilha tem o objetivo de divulgar direitos e tem como base as dúvidas mais frequentes que chegam à OAB/RN, seja por parte dos idosos, seja por seus familiares. Tais questões são focadas sob os mais variados aspectos no que tange direitos à liberdade, cidadania, trabalho, saúde e dignidade da pessoa humana", ressaltou.
Conforme a vice-presidente da comissão, Anne Danielle Medeiros, o dia foi especial, de carinho, boas conversas e sorrisos. “Além do nosso trabalho de divulgar os direitos do idoso e contribuir para uma velhice mais digna, proporcionar um momento de alegria e de conversas como este é de fundamental importância para tornar a vida mais leve”, disse.
“Aqui vivem pessoas de muita sabedoria, que superaram desafios e merecem ser respeitadas”, enfatizou Margarida Simplício, membro da Comissão da OAB/RN.
E durante o mês de outubro a Comissão do Idoso intensifica as visitas às Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPIs - para averiguar a situação de funcionamento, bem como realizar palestras sobre direitos da terceira idade para funcionários e familiares também.
Em 2014, o Rio Grande do Norte possuía 11,73% da população composta de idosos, percentual que representa mais de 400 mil pessoas. Atualmente, a capital potiguar sustenta 6 ILPIs, que sofrem com a falta de recursos e lotação. A rede possui aproximadamente 200 abrigados, sendo o Juvino Barreto a instituição com maior número de idosos, cerca de 60. Para atender a demanda, os abrigos de Natal precisam criar, no mínimo, 250 novas vagas.
Participaram também da visita ao Lar Solídário os membros da Comissão do Idoso André Rogério Gomes de Arruda, Agnes Helena Rodrigues Sales e Amanda Rosália Rodrigues Sales.
Programação de visitas:
14/10 – SEXTA-FEIRA
9h - Lar Espírita Morada Nova (LEAN)
Endereço: Estrada Cajupiranga, 1489 - Liberdade, Parnamirim – RN.
21/10 – SEXTA-FEIRA
9h - Casa do Idoso Jesus Misericordioso
Endereço: Av. Medelin, 1278, Lot. Boa Esperança, Lagoa Azul.
28/10 – SEXTA-FEIRA
9h –Centro Integrado de Assistência Social da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do RN – CIADE Bom Samaritano.
Endereço: R. Abreulandia, 77 - Planalto, Natal – RN.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400