Comissão da OAB/RN emite nota sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2020

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A pandemia da COVID-19 impôs novos paradigmas e expôs muitas fraturas sociais.

Em relação ao meio ambiente, vários estudos apontaram que as medidas preventivas de distanciamento social e a consequente desaceleração econômica e circulação de veículos, reduziram impactos ambientais em todo o planeta.

Esses dados, apontam, indubitavelmente, que é possível refletir sobre o desenvolvimento sustentável a partir dos aprendizados desse período, incorporando-se hábitos que diminuem geração de resíduos ou poluentes.

No dia mundialmente dedicado ao meio ambiente, é oportuno que a CDA – OAB/RN refira-se sobre a “estratégia” do Ministro Ricardo Salles, recentemente revelada no vídeo da divulgação da reunião ministerial do dia 22/04/2020.

Não há dúvida que aqueles que utilizam recursos naturais para produzir de forma legal, reclamam por maior segurança jurídica. Todavia, não é a mera simplificação de procedimentos o caminho para isso; é, sobretudo, a transparência das ações governamentais e a aplicação estrita dos princípios da reserva legal e da legalidade , de modo que somente a lei possa criar obrigações para os empreendedores e regular as restrições que visam a proteção do meio ambiente e que os entes executores as cumpram sem subjetivismo.

Os órgãos ambientais não podem ser adversários ou aliados dos empreendedores, qualquer que seja a matiz ideológica dos governos, pois seu papel fundamental é o de bem orientar aqueles que buscam obter as devidas licenças atuando com total impessoalidade e exercer com independência a atividade fiscalizatória.

A CDA-OAB/RN tem compromisso com o debate sobre os temas de direito ambiental, nas balizas do Estado Democrático de Direito.

Leticia von Sohsten

Presidente da Comissão de Direito Ambiental

 

 

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar