O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nesta segunda-feira (18), uma pesquisa sobre a percepção popular a respeito dos serviços prestados pelo Poder Judiciário. A ação é desenvolvida por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), com apoio do Laboratório de Inovação de ODS (LIODS/CNJ) e cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Há questionários abertos para respostas, de 18 de abril a 18 de maio, de cidadãos que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, integrantes do Ministério Público, defensores e advogados. Advogados e advogadas podem responder à pesquisa por meio deste link.
O levantamento pretende reunir informações sobre o acesso ao Sistema de Justiça, o acompanhamento processual e a efetividade dos serviços jurisdicionais prestados, para, assim, possibilitar o planejamento e o desenvolvimento de melhorias para o Judiciário.
O CNJ destaca que a pesquisa se relaciona aos indicadores de desempenho do Macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”, que se encontra no escopo da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.
Anonimato
A participação na pesquisa é facultativa e anônima, não é necessário fornecer nome para responder. As informações pessoais prestadas no questionário permanecerão sob sigilo. Idade, escolaridade, sexo e identidade de gênero, entre outros dados que caracterizam o respondente, serão utilizados apenas para verificar as correlações entre as respostas e os grupos sociais – definidos por etnia declarada e faixa de renda informada, por exemplo.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400