Carreira Jurídica atrai 1.200 pessoas para as pistas da Base Aérea de Natal

23/05/2016

Uma corrida de rua em espaço inédito, arborizado, com pistas planas e repleto de história da participação do Rio Grande do Norte na Segunda Guerra Mundial. Assim foi a 17ª edição da Carreira Jurídica, realizada na manhã deste domingo (22) na Base Aérea de Natal (BANT) que, pela primeira vez, recebeu uma competição desse tipo. A largada ocorreu pontualmente às 7h30. Como ocorre tradicionalmente, a categoria de Pessoas com Deficiência (PCD) largou à frente do pelotão principal e, logo em seguida, todos os participantes também puderam dar início à prova. A competição foi promovida pela OAB/RN e pela Caixa de Assistência aos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN), com organização da HC Sports e da Fábrica de Esportes, que assinam os principais eventos esportivos do Estado.

O percurso e a organização foram bastante elogiados pelos corredores.  “A corrida foi uma legítima confraternização. O clima de união era palpável e isso foi muito importante também. Temos que continuar assim: proporcionando  atividades que possam unir ainda mais a classe. Parabéns à CAARN pela organização”, destacou a advogada Andrea Nogueira.

Para o presidente da CAARN, Thiago Simonetti, o evento foi excelente e novos projetos na área do desporto, buscando levar lazer, saúde e descontração ao advogado já estão sendo planejados.  “A volta da realização da Carreira Jurídica era um clamor de muitos advogados e da sociedade desportista potiguar, já que sempre foi uma tradicional corrida de rua e que passou alguns anos sem ocorrer. Fizemos em um novo formato, com um bonito percurso, um local com segurança e diversos atrativos que a Base Aérea pode proporcionar. A  parceria entre CAARN/OAB/BANT/Qualicorp foi um sucesso e ainda renderá frutos no futuro”.

Conforme a diretora-tesoureira da CAARN, Cristina Daltro, o objetivo foi alcançado. “Atingimos nosso objetivo, incentivando a prática do esporte, proporcionando momentos de descontração e lazer para a vida atribulada do advogado”.

Seguindo um novo conceito de corrida de rua, com percursos de 6km e 12km totalmente seguros e indicados a um melhor rendimento dos atletas por ser predominantemente plano, o espaço foi aprovado pelos participantes. Segundo o Tenente-Coronel Aviador Antonio Santoro, comandante da BANT, as portas estão abertas ao público. “Todos foram muito bem-vindos. As portas estão abertas, esperamos que todos retornem”, convidou.

Na categoria geral 6km, o vencedor foi Alexandre Dantas Ferreira, de 37 anos, com o tempo de 21’43”. No geral feminino, quem chegou primeiro foi Lucineide Ferreira das Chagas, com o tempo de 25’10”. O vencedor da categoria geral 12km foi Anderson Araújo, com o tempo de 39’34” e a vencedora no feminino foi Marília Abdias da Silva, que completou o percurso em 59’58”.

Já na categoria advogado 6km, o vencedor foi Eugênio Gadelha com o tempo de 27’27” e no feminino foi Karina Reis, com 31’19”. Na categoria advogado 12km, o vencedor foi Edgar Bezerra Souto, com tempo de 47’37” e a vencedora foi Carolina de Castro e Silva, com 1h17’49”.

A infraestrutura e assistência ao atleta contou com segurança em todo o percurso, postos de hidratação a cada dois quilômetros, massagem pós-prova, além de espaço para aquecimento e alongamento, banheiros químicos, monitoramento do tempo de corrida e estrutura médica. Cerca de 150 pessoas estarão trabalhando no dia da corrida, para garantir que todos os direitos dos participantes fossem cumpridos à risca.

A Base Aérea de Natal recebeu não só o atleta inscrito, mas também seus acompanhantes em um espaço exclusivo para o evento, com estacionamento e toda a estrutura necessária. Segundo Nivaldo Pereira, organizador da prova, a pontualidade e os cuidados nos detalhes mais uma vez são as marcas das corridas elaboradas pela HC Sports e Fábrica de Esportes. “Ficamos muito felizes com o sucesso do evento e com a aprovação do percurso”, ressaltou.

A competição seguiu as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e também cumpriu com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA. A arbitragem foi realizada pela Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo.

O resultado geral está disponível no site www.chiptiming.com.br. (Com informações da Ideia Comunicação)