Caravana da Campanha Nacional de Valorização dos Honorários tem início nesta quarta-feira na OAB/RN

21/05/2022
Teve início na manhã desta quarta-feira (3), em Natal, sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, a Caravana da Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, que tem como tema “Advogado Valorizado, Cidadão Respeitado”, e combate o aviltamento dos honorários sucumbenciais da advocacia em todo o país, constituindo uma das principais bandeiras da atual gestão do Conselho Federal da OAB, conduzida pelo presidente nacional Marcus Vinicius Furtados.

Durante a manhã, o presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, juntamente com o presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Leonardo Accioly, e o presidente da Comissão Estadual de Prerrogativas, Deywsson Gurgel, se reuniram com o diretor do Fórum Miguel Seabra Fagundes, Juiz Madson Ottoni; com o corregedor e presidente do TRT 21ª Região, José Rêgo Júnior; e com o Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio, para falar da Campanha e ressaltar a importância do diálogo entre as instituições.

Segundo Leonardo Accioly, desde que assumiu a Comissão ele vem trabalhando para manter um diálogo mais produtivo com o poder judiciário. “Nosso objetivo é abrir um canal de diálogo. Criar uma cultura de respeito às prerrogativas dos advogados. Temos uma pauta dos principais problemas enfrentados e queremos contar com a ajuda do poder judiciário”, disse Accioly.

“Fico muito feliz em saber que a OAB busca este diálogo, que considero fundamental. Sabemos das limitações do poder judiciário em atender a sociedade e os advogados. A valorização do advogado também é um interesse nosso. Por isso é importante que todos trabalhem juntos”, disse Ottoni.

O desembargador José Rêgo Júnior falou da importância da campanha. “Sei o que é o exercício da advocacia. Vim do Quinto Constitucional e hoje, dentro do Tribunal, tenho ainda mais consciência da importância dessa campanha. Contem com a minha ajuda e o meu apoio”.

Durante a visita ao Delegado Geral, o presidente da OAB/RN aproveitou a oportunidade para pedir mais celeridade na investigação da morte do advogado Marcelo Roverlando, que foi alvejado com cinco tiros no município de Apodi, no dia 9 de janeiro, por dois homens que estavam em uma moto. Ele morreu no local, antes da chegada do socorro médico.

Lançamento Oficial
O lançamento oficial da campanha de valorização dos honorários advocatícios será realizado hoje (3), às 19h, na sede da OAB/RN, com a presença do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, e do presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Leonardo Accioly da Silva. O objetivo da caravana é percorrer todas as seccionais do país.

Após o lançamento da campanha, a Comissão de Turismo da Seccional Potiguar realizará, às 20h, palestra com o tema “Reforma Tributária e as formas de incentivos ao setor de turismo e serviços” a ser ministrada pelo advogado e doutor em direito tributário Robson Maia Lins. Dentre os temas abordados nas palestras estão: aumento de fluxo e campanha de marketing; reforma tributária e as formas de incentivos ao setor de turismo e serviços; a segurança jurídica no contexto constitucional e sua repercussão normativa, dentre outros. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail comissao@oab-rn.org.br, enviando nome e telefone.