CAARN realiza Solenidade Oficial em comemoração aos 70 anos da instituição

28/08/2019

Encerrando o Mês da Advocacia e as comemorações de 70 anos, a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte – CAARN, realizou nesta terça-feira (27), no Plenário da OAB/RN, a Solenidade Oficial em alusão às sete décadas de fundação da instituição. A cerimônia começou com uma apresentação do Coral da Universidade Potiguar, seguida da abertura formal feita pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz. O hino nacional foi interpretado pela cantora potiguar Nara Costa.

Após o vídeo com depoimentos de alguns ex-presidentes da Caixa de Assistência, a presidente a entidade, Monalissa Dantas proferiu seu discurso. Em sua fala, ela lembrou da história da instituição, reforçou o compromisso da CAARN com a advocacia e agradeceu a todos. “Cuidar não é tarefa das mais fáceis, e doar voluntariamente seu tempo em prol de uma classe é missão que demanda gratidão eterna. Essa solenidade é um ato de gratidão a todos aqueles que fizeram parte da história da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte”, disse.

“Os 70 anos da CAARN reforçam ainda mais o compromisso e o grande desafio que temos em mãos, que é o de zelar pela saúde e pela qualidade de vida de um número cada vez maior de advogados e advogadas, não somente da capital, como também do interior do Estado. Nestes 70 anos de história ampliamos o conceito de assistência e, hoje, abraçamos a Advocacia Potiguar com serviços e benefícios que transformam o dia a dia do advogado e advogada”, completou Monalissa Dantas.

Seguindo a cerimônia, a Diretoria da Caixa de Assistência homenageou pessoas que fizeram parte da história da instituição e somaram para o fortalecimento da advocacia regional e nacional. Foram agraciados: Elias Cabral Maciel ; Ana Maria de Farias Monteiro Cavalcanti; Viviane Ribeiro Cunha; Guaracy Queiroz de Oliveira; Noel Pinheiro Bastos; Domilson Damázio da Silva; Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira; Ângela Monteiro Lima; João Maria Trajano; Raul Scheer; Kallina Gomes Flor dos Santos; Valéria Carvalho de Lucena; Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho; Cristina Daltro Santos Menezes; Felipe Santa Cruz ; Felipe Sarmento Cordeiro e José Airton Batista.

Durante a entrega das honrarias, tocaram violão celo o funcionário da CAARN, Wesley Marinho, e a violoncelista Yanaêh Vasconcelos Mota.

Em nome dos homenageados, falou a primeira mulher a presidir a CAARN, no período de 1995/1997, a advogada Ana Maria de Farias Monteiro Cavalcanti. Em seu discurso, a ex-presidente ressaltou a importância da participação feminina na política. “As mulheres têm que conquistar o lugar na política. Eu arrisquei o palanque em uma época muito difícil. Valeu a pena lutar, e vale a pena conquistar o lugar”, reforçou.

Dando continuidade, o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – Fida, Felipe Sarmento Cordeiro, reforçou a importância de integração dos órgãos do Sistema OAB para fortalecimento da instituição. “É necessário união para trabalhar pelo bem da cidadania desse Estado, e dessa forma não nos desviarmos das várias e importantes finalidades desta instituição. A união de trabalho entre a CAARN e o Conselho Seccional é absolutamente essencial”, destacou.

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, também discursou.  “Hoje é um dia importante, pois é um momento em que celebramos os 70 anos da CAARN, instituição de fundamental importância para a valorização da advocacia. Juntos, também celebramos aqueles que constituíram essa entidade, com base sólida”.

Encerrando a festividade, o presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz palestrou sobre “os atuais desafios da advocacia brasileiro no mercado de trabalho”, e na ocasião comentou sobre as mudanças nas relações de trabalho. “Estamos nos reunindo e resistindo a era do contato via rede social. A Ordem é o nosso santuário, é o nosso local de encontro com a cidadania”, disse.

Santa Cruz lembrou, ainda, da relevância do Sistema OAB na defesa do cidadão. “São esses serviços de assistência que fundamentam a própria atuação da OAB. A verdade é que quando a Caixa atende bem o advogado juntamente com a Ordem, a Ordem se fortalece para fazer as lutas da sociedade”, acrescentou.

A Solenidade Oficial em comemoração aos 70 anos da CAARN contou com a participação de advogados, advogadas, comunidade jurídica, Diretoria da OAB/RN e da CAARN e representantes de outras entidades.

A mesa foi composta pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz;  presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros; presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RN, Monalissa Dantas; presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – Fida, Felipe Sarmento Cordeiro; Procurador Geral da Assembleia Legislativa do RN e membro honorário vitalício da OAB/RN, Sérgio Freire; conselheiros federais, Francisco Canindé Maia, Ana Beatriz Ferreira Rebello Presgrave e Artêmio Azevedo; o diretor geral da Escola Superior De Advocacia – ESA, Daniel Ramos Dantas e a vereadora Nina Souza, representante da Câmara Municipal de Natal.

A Diretoria da CAARN também esteve presente. Participaram: O vice-presidente da instituição, Ricardo Lucena; o secretário-geral, Felipe Maciel; o secretário-geral adjunto, Roberto Diniz, o diretor tesoureiro, Marcílio Mesquita e o diretor de Esportes, Edson Gutemberg.