CAARN e Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN dão início a projeto de Horta

15/10/2014

Fazer do alimento seu remédio. Foi com esse intuito que os funcionários da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB/RN) e da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN) tiveram a ideia de utilizar um espaço da Caixa de Assistência para criar uma horta orgânica e plantar legumes e ervas frescos, sem agrotóxicos, para serem utilizados por eles durante as refeições. A CAARN, juntamente com a comissão de Direito Ambiental da Seccional Potiguar, abraçou a causa e está implementando o projeto com a consultoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

O técnico em agropecuária da Emater, Luiz Umberto, explicou que esse tipo de projeto pode ser implementado em lugares pequenos, como varandas e até mesmo em residências. “Em qualquer espaço conseguimos criar uma horta. Em lugares menores, como uma janela de um apartamento em que pegue sol, podemos colocar um vaso com plantas como ervas aromáticas. Já em varandas podemos plantar tomate cereja, que é mais resistente e também serve como ornamentação”, explica o técnico em agropecuária.

“Essa horta servirá não só para ajudar na alimentação dos funcionários, mas também para educa-los e conscientizá-los dos benefícios de comer produtos sem agrotóxicos”, finaliza Luiz Umberto.

A nutricionista da Clínica do Advogado, Andresa Araújo, explica que para ter mais qualidade de vida, é fundamental que as pessoas passem a consumir alimentos orgânicos. “Esses alimentos livres de agrotóxicos são ricos em vitaminas e minerais, são antioxidantes e anti-inflamatórios e, por isso, são alimentos funcionais. Eles evitam a fadiga e dão mais disposição, o que ajuda a melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários”, explicou Andresa.

Segundo o presidente da Caixa de Assistência, Paulo Coutinho, “esse projeto visa incentivar os advogados para que eles passem a comer menos alimentos industrializados, que possuem uma quantidade considerável de sódio, o que favorece o aumento de peso e da pressão arterial”.