Ayres Britto diz a Ophir que buscará parceria e maior interlocução com OAB

21/05/2022
O presidente eleito do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Carlos Ayres Britto, ao convidar hoje (15) o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para sua posse na Corte no dia 19 do próximo mês, afirmou que uma de suas principais metas será "estabelecer com a Ordem dos Advogados do Brasil parceria constante e um canal de interlocução permanente e desembaraçado". O ministro pediu sugestões à entidade para agilizar e desburocratizar a Justiça, gesto que Ophir agradeceu informando que vai solicitar às 27 Seccionais e aos 81 conselheiros federais da OAB propostas concretas nesse sentido, a serem encaminhadas ao futuro presidente do STF e CNJ.

Ao agradecer o convite para a posse - feito pessoalmente pelo ministro, em sua primeira visita a uma instituição após ter sido eleito por seus pares nesta terça-feira -, o presidente nacional da OAB destacou "a expectativa de que, com o ministro Ayres Britto à frente do Supremo, a participação dos advogados seja maior para o fortalecimento da Justiça e do cidadão". Ele acrescentou: "O caráter humanista do ministro Britto é demonstrado nessa visita reconhecendo a importância da OAB para se fortalecer as instituições do País".

Na visita, o futuro presidente do STF e do CNJ afirmou que durante sua gestão (que se encerrará em novembro deste ano, quando completará 70 anos) pretende resgatar o papel e o prestígio da advocacia para o Judiciário brasileiro. "A Advocacia forma com o Ministério Público e a Magistratura um tripé constitucional, sem o qual a jurisdição não se exerce; e eu quero ampliar isso, pois sem essa tricotomia não é possível fazer o planejamento das atividades do Poder Judiciário para todo o País".

Ex-conselheiro federal da OAB por Sergipe e membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da entidade, o ministro Carlos Ayres Britto "honra e representa uma vitória da advocacia brasileira", disse Ophir. Ao destacar as qualidades de humanista do futuro presidente do STF, refletida em suas decisões, Ophir disse que o fato demonstra sintonia de Britto com os princípios fundamentais do artigo 1º da Constituição da República, entre os quais se inscrevem a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político do Estado democrático de direito.

Ophir Cavalcante confirmou que pretende desenvolver com Ayres Britto à frente do STF e CNJ parcerias em favor da advocacia e da justiça brasileiras, a começar pelo envio, em breve, das sugestões solicitadas por ele para melhorias no Judiciário. "Costumo dizer que sem advocacia forte não há Justiça forte neste País, e o ministro encarna ambas", assinalou Ophir, para quem a visita de hoje "inaugura um novo tempo na relação entre OAB, Supremo e CNJ, tudo voltado para um só objetivo que é o aprimoramento da Justiça". Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, nome completo do presidente eleito do STF e CNJ, foi conselheiro federal da OAB durante quatro gestões: 1983-85, 1985-87, 1987-89 e 1993-95.