Audiência debate reflexos do golpe militar na educação brasileira

23/04/2014

O vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, vai participar nesta quinta-feira (24) de audiência pública para discutir os reflexos do golpe militar de 1964 no ensino brasileiro, promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

A iniciativa do debate é da deputada Fátima Bezerra (PT-RN). Segundo ela, a educação foi um dos setores que mais sofreram com ascensão dos militares no poder em 1964. A parlamentar destaca que as universidades brasileiras tiveram inúmeros de seus professores cassados e departamentos inteiros foram esvaziados, particularmente da área de humanidades.

“Bibliotecas foram atingidas pela censura de vários temas e autores, prejudicando a pesquisa acadêmica, o ensino e a livre circulação de ideias”, acrescenta Fátima Bezerra.

Foram convidados para o debate:
- o sociólogo e cientista político Emir Sader;
- o professor da Universidade de Brasília (UnB), Sadi Dal Rosso;
- o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1996 e atual presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo;
- o presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti;
- e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Rio Grande do Norte (OAB/RN), Marcos Guerra.

A reunião será realizada no plenário 10, às 9h30.

(Com informações da Câmara dos Deputados)