Ato Público contra violência acontece hoje (7)

21/05/2022

O Conselho da OAB/RN realizará Ato Público no Fórum Miguel Seabra Fagundes hoje (7), às 11h, com o objetivo de chamar atenção das autoridades contra violência a advogados. "Convoco a advocacia norte-riograndense para participar desse ato de protesto e cobrar das autoridades", ressalta o presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire.

Por meio de comissão especial, a Ordem prepara uma política institucional de proteção ao advogado a fim de que seja submetido ao Conselho para debates, aperfeiçoamentos e sugestões. A ideia é que a OAB/RN funcione como canal institucional para recepcionar as demandas de situações de risco e vulnerabilidade nas quais estejam envolvidos os advogados, notadamente em decorrência do exercício profissional. Recepcionada a demanda, mediante mecanismos e instrumentos próprios, que permitam um mínimo de instrução sobre o caso, a OAB/RN as encaminharia para as instituições responsáveis e competentes, conforme o caso, solicitando-lhes as medidas protetivas necessárias para remediar ou minimizar a vulnerabilidade.

A comissão que está elaborando o projeto é composta pelos conselheiros seccionais Daniel Alves Pessoa, Marcus Vinicius Menezes da Costa e Sebastião Rodrigues Leite Júnior.

A Seccional Potiguar tem acompanhado de perto as investigações dos três crimes brutais contra advogados que ocorreram neste ano: Antônio Carlos de Souza Oliveira, morto a tiros em 9 de maio; Marcelo Roverlando Jorge de Moura, assassinado a tiros na cidade de Apodi em 9 de janeiro, e o caso da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros que foi morta a pauladas no dia 14 de fevereiro dentro de um motel na cidade de Santo Antônio.

Outro crime envolvendo advogado em Natal foi o assassinato a tiros de Anderson Miguel da Silva em junho de 2011, dentro do seu próprio escritório, no bairro de Lagoa Nova.

ATO DE PROTESTO CONTRA VIOLÊNCIA A ADVOGADOS
Data: 07de junho de 2013
Horário: 11h (concentração às 10h30 no estacionamento da OAB/RN - Rua Dr. Lauro Pinto, próximo ao Fórum)
Local: Fórum Miguel Seabra Fagundes (Rua Dr. Lauro Pinto, 315 – Lagoa Nova, Natal-RN)