Ato de Protesto: "Advocacia está de luto e em alerta"

21/05/2022

“O advogado é parceiro da sociedade e luta contra a criminalidade”. Foi levantando esta bandeira que o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou na manhã desta sexta-feira (7) um Ato Público para chamar a atenção das autoridades contra a violência a advogados. O evento aconteceu em frente ao Fórum Miguel Seabra Fagundes e contou com dezenas de representantes da classe.

Membros das famílias dos advogados mortos nos últimos meses estavam presentes, fazendo manifestações de protesto. “Ver meu filho morto foi a maior dor que senti na vida. Não quero que outras famílias passem o que passei. Por isso vim me juntar à OAB nesta causa”, disse Marly Moura, mão do advogado Marcelo Roverlando, morto no dia 9 de janeiro deste ano em Apodi.

A concentração do evento começou às 10h30 da manhã no estacionamento da OAB. Logo após, segurando faixas com frases de protesto, os advogados caminharam até a frente do Fórum, onde começou a manifestação.

Muito emocionado, o presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, falou do empenho da Ordem nesta causa e pediu um minuto de silêncio em memória aos três colegas assassinados só no primeiro semestre da atual gestão. “Esse ato foi proposto pelo sentimento que tenho no coração. A advocacia está de luto e em alerta. Criamos uma comissão especial para acompanhar os advogados vítimas de ameaças. A comissão está preparando um projeto para que o advogado se sinta protegido e possa fazer denúncia anônima à Polícia Investigativa, que está trabalhando em parceria com a Seccional Potiguar”.

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, e representante do Conselho Federal, Leonardo Accioly parabenizou a iniciativa da Seccional Potiguar. “Atentar contra o advogado é a face mais perversa que limita o exercício profissional. A comissão de Prerrogativas não descansará enquanto não obter a condenação desses covardes que mataram nossos colegas. Vamos fazer mobilizações como esta em todo o país. Não mexam com a advocacia potiguar, pois isso terá reação”.

O vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, externou seu apoio também como membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB. “Estamos fazendo um trabalho em conjunto para lutarmos juntos contra a impunidade. Queremos caminhos céleres para identificar os autores para não deixar os crimes sem punição”.

O advogado Alexandre Alencar aproveitou o espaço para falar das lutas da Seccional Potiguar nestes 80 anos de história. “Mais uma vez a OAB mantém a história de lutas sociais e vem à público mostrar que vai combater a violência contra o advogado”.

“A advocacia hoje está mais forte contra todos que atentam aos advogados”, finalizou o Sérgio Freire.

Também estiveram presentes os presidentes das Subseções de Caicó, Mossoró e Currais Novos, bem como os presidentes das Comissões da Seccional Potiguar e advogados militantes.

ATRÁS DAS GRADES
A Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL) realizou uma coletiva na manhã de ontem (6) para explicar a elucidação do caso da morte do advogado Antônio Carlos, assassinado a tiros dentro de um bar, no dia 9 de maio. Após a coletiva, Sérgio Freire se reuniu com o Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Oliveira, para pedir celeridade na investigação da morte do também advogado Marcelo Roverlando.