Ato de Protesto: "Advocacia está de luto e em alerta"

21/05/2022

“O advogado é parceiro da sociedade e luta contra a criminalidade”. Foi levantando esta bandeira que o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou na manhã desta sexta-feira (7) um Ato Público para chamar a atenção das autoridades contra a violência a advogados. O evento aconteceu em frente ao Fórum Miguel Seabra Fagundes e contou com dezenas de representantes da classe.

Membros das famílias dos advogados mortos nos últimos meses estavam presentes, fazendo manifestações de protesto. “Ver meu filho morto foi a maior dor que senti na vida. Não quero que outras famílias passem o que passei. Por isso vim me juntar à OAB nesta causa”, disse Marly Moura, mão do advogado Marcelo Roverlando, morto no dia 9 de janeiro deste ano em Apodi.

A concentração do evento começou às 10h30 da manhã no estacionamento da OAB. Logo após, segurando faixas com frases de protesto, os advogados caminharam até a frente do Fórum, onde começou a manifestação.

Muito emocionado, o presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, falou do empenho da Ordem nesta causa e pediu um minuto de silêncio em memória aos três colegas assassinados só no primeiro semestre da atual gestão. “Esse ato foi proposto pelo sentimento que tenho no coração. A advocacia está de luto e em alerta. Criamos uma comissão especial para acompanhar os advogados vítimas de ameaças. A comissão está preparando um projeto para que o advogado se sinta protegido e possa fazer denúncia anônima à Polícia Investigativa, que está trabalhando em parceria com a Seccional Potiguar”.

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, e representante do Conselho Federal, Leonardo Accioly parabenizou a iniciativa da Seccional Potiguar. “Atentar contra o advogado é a face mais perversa que limita o exercício profissional. A comissão de Prerrogativas não descansará enquanto não obter a condenação desses covardes que mataram nossos colegas. Vamos fazer mobilizações como esta em todo o país. Não mexam com a advocacia potiguar, pois isso terá reação”.

O vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, externou seu apoio também como membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB. “Estamos fazendo um trabalho em conjunto para lutarmos juntos contra a impunidade. Queremos caminhos céleres para identificar os autores para não deixar os crimes sem punição”.

O advogado Alexandre Alencar aproveitou o espaço para falar das lutas da Seccional Potiguar nestes 80 anos de história. “Mais uma vez a OAB mantém a história de lutas sociais e vem à público mostrar que vai combater a violência contra o advogado”.

“A advocacia hoje está mais forte contra todos que atentam aos advogados”, finalizou o Sérgio Freire.

Também estiveram presentes os presidentes das Subseções de Caicó, Mossoró e Currais Novos, bem como os presidentes das Comissões da Seccional Potiguar e advogados militantes.

ATRÁS DAS GRADES
A Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL) realizou uma coletiva na manhã de ontem (6) para explicar a elucidação do caso da morte do advogado Antônio Carlos, assassinado a tiros dentro de um bar, no dia 9 de maio. Após a coletiva, Sérgio Freire se reuniu com o Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Oliveira, para pedir celeridade na investigação da morte do também advogado Marcelo Roverlando.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar