ARTIGO: OAB 81 anos

21/05/2022

Embora seja dito que 'os homens passam e as instituições ficam', nenhuma instituição existiria se não fossem os homens/seres humanos que por ela passaram e a ela se dedicaram.

O que seria da OAB/RN sem a iniciativa dos advogados Hemetério Fernandes Raposo de Melo, Francisco Ivo Cavalcanti, Paulo Pinheiro de Viveiros, Manoel Varela de Albuquerque, Francisco Bruno Pereira e Manuel Xavier da Cunha Montenegro? Com efeito, registra o Pres. Carlos Gomes, no seu livro 'Traços e Perfis da OAB/RN', que aquele quinteto se reuniu, na longínqua data de 5 de março de 1932, para fundar a OAB/RN.

O Dr. Hemetério teria sido o primeiro presidente eleito, mas faleceu antes de tomar posse. Em consequência, a história registra o nome do advogado Francisco Ivo Cavalcanti (que dá nome ao nosso Plenário do Conselho Seccional) como nosso primeiro presidente. Ele foi empossado solenemente no dia 22 de outubro de 1932. Por isso, essa data é considerada como aquela da fundação da nossa seccional da OAB.

De lá para cá, quando temos o advogado Sérgio Freire como nosso bastonário, foram 30 presidentes, sendo do Dr. Claudionor Telógio de Andrade o mandato mais longevo (1949 a 1969), seguido do nosso colega Dr. Eider Furtado de Mendonça e Menezes (1969 a 1977).

No total, são 81 anos nos quais os advogados potiguares, capitaneados pela honrosa OAB/RN, sempre lutamos (1) em prol da democracia, sem a qual não existe a advocacia nem a Justiça; (2) pela defesa das prerrogativas profissionais, garantia maior da defesa dos direitos do cidadão; (3) contra as ditaduras do Estado Novo e dos governos militares; (4) em favor dos direitos fundamentais do ser humano; (5) da melhoria das faculdades de Direito e da educação jurídica; (6) do aperfeiçoamento e agilidade da prestação jurisdicional; (7) da assistência advocatícia gratuita aos necessitados de justiça e sem condições de arcar com seus custos; (8) pela construção do novo Fórum de Natal; (9) pela implantação do sistema 'Push', que pode ser considerado o primeiro passo para a implantação do processo judicial eletrônico; (10) pela melhoria do sistema prisional; (11) contra a corrupção política; (12) pela formação contínua do advogado; (13) pela instalação da salas de advogados modernas e equipadas nos Fóruns das Justiças Estadual, Federal e do Trabalho; (14) pela solução pacífica dos conflitos sociais, sempre intermediando a paz social; (15) pelas eleições limpas e democráticas.

Se volvermos o olhar, veremos que a história política do Brasil não pode ser escrita sem a participação efetiva da OAB; tanto em nível nacional quanto local.

Por tudo isso e mais, os advogados e a sociedade potiguar temos muito o que comemorar neste 22 de outubro, quando celebramos a OAB 81!

por Por Adilson Gurgel - Advogado e Membro Honorário Vitalício do Conselho da OAB/RN