Antenor Medeiros é homenageado durante solenidade de entrega de carteira da OAB

12/12/2014

Durante a solenidade de entrega de carteira da OAB desta sexta-feira (12) o procurador do Estado, Antenor Medeiros, foi homenageado pela sua atuação na advocacia. O presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da Seccional Potiguar, Alexander Gurgel, fez a entrega do primeiro ato de Antenor como advogado: seu requerimento de inscrição na Seccional Potiguar.

Filho de Antenor Fernandes de Medeiros e Maria Rachel S. de Medeiros, Antenor nasceu em Currais Novos e se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1987. Foi servidor do Tribunal de Contas, posteriormente, assessor jurídico do Estado do RN e, por ultimo, tomou posse como procurador do Estado.

Na solenidade, fez a saudação aos novos profissionais destacando o papel da Ordem dos Advogados na história do Brasil. Confira:

“Uma coisa sempre me deixou curioso na época de estudante: a ideia do advogado como uma profissão diferente. A resposta está na construção da sociedade brasileira. Temos uma Ordem que surgiu na pretensão de regular uma profissão, conquistou um acento constitucional e passa a ter uma dimensão que a história já consignou como uma entidade de classe presente nas principais transformações do Brasil.

A história da OAB é de uma responsabilidade constitucional. A figura do advogado esteve sempre vinculada à questão do Estado Brasileiro e à questão democrática. Quanto mais a gente avança na democracia, mais avançamos no acesso do cidadão aos seus direitos, e o advogado é um profissional que tem mais espaço de atuação quando a sociedade tem mais acesso a eles, que é quando ela vê quais são os seus direitos e passa a discutir a efetividade deles. É com essa descoberta do direito, que só a democracia permite, que o advogado encontra sua melhor praça para atuar nos mais diversos segmentos e especialidades”.