Alienação Parental é tema de Congresso na OAB/RN até sábado

21/05/2022

Nesta sexta-feira (26), a sede da Seccional Potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi ponto de encontro de cerca de 150 profissionais de todo o país que vieram participar do II Congresso Nacional de Alienação Parental, promovido pela Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF/RN). O evento, que acontece em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN), dura até amanhã e tem como propósito discutir tópicos que envolvem acusações de abuso sexual e psicológico na alienação parental, subtração internacional de crianças e adolescentes, guarda compartilhada, entre outros.

O presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, iniciou o discurso de abertura reforçando o orgulho da instituição em realizar um evento dessa importância. “Aqui estão reunidos os melhores profissionais do Brasil interessados em discutir e procurar soluções para ajudar tantas famílias que convivem com este problema”, disse. Freire acrescentou que a Alienação Parental é um tema complexo e ressaltou a responsabilidade dos presentes “em contribuir para que a família brasileira se torne um pouco mais feliz”, completou.

Na oportunidade, o presidente da ABCF/RN, Maurício Carrilho Barreto Filho, também se pronunciou afirmando que o debate em torno da Alienação Parental é fundamental para que seja evitada a separação de um menor no âmbito familiar, em que deve ser preservado o interesse da criança. “É um mal que não se mede quando um dos genitores tenta privar o outro do amor de um filho”, falou.

Logo após este primeiro momento, um breve panorama do trabalho que é realizado pela ABCF em todo o Brasil foi exposto pelo presidente da associação, Sérgio Moura Rodrigues. Em seguida, a advogada e psicóloga Alexandra Ullman deu início às palestras, discorrendo sobre a aplicabilidade da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, que dispõe sobre a alienação parental, e esclarecendo dúvidas gerais sobre o tema.

Também estiveram na banca de abertura, o tesoureiro da OAB/RN, Thiago Simonetti, a presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM/RS), Delma Silveira Ibias, Francisco Ivo Cavalcanti Netto, membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), e o professor Jorge Trindade, presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ).

Programação:

Sábado, 27/04/2013
09h – Alienação Parental e a família contemporânea.
Palestrante: Dr. Zeno Veloso - PA

9h30 – Falsas acusações de abusos sexual e psicológico na alienação parental: a violência desafiando a Psicologia.
Palestrante: Dr. Jorge Trindade - RS

10h – Alienação Parental – a importância da equipe multidisciplinar na investigação.
Palestrante: Psic. Profa. Dra. Ionara Dantas Estevam - RN

10h30 - coffee break

11h – Alienação Parental e os danos psicológicos
Palestrante: Dra. Denise Perissini da Silva - SP

12h – intervalo para almoço

14h - Os benefícios psicológicos da Guarda Compartilhada.
Palestrante: Dra. Fátima Maria Costa Soares de Lima - RN

14h30 – Guarda Compartilhada e a aplicabilidade da Lei 11.968/2008.
Palestrante: Adv e Psico. Arlene Mara Dias - PA

15h - Guarda Compartilhada e a minoração da Síndrome da Alienação Parental.
Palestrante: Dra. Maria Danielle Simões Veras Ribeiro - RN

15h30 – Coffee Break

16h – O papel do Psicólogo como assistente técnico: Diferença entre laudo psicológico, parecer
crítico e quesitos.Palestrante: Dra. Sandra Baccara - DF

16h30 – Mediação Familiar e a Alienação Parental.
Palestrante: Dr. Conrado Paulino da Rosa - RS

17h - A Alienação Parental na Europa: visão e prática. Lançamento nacional do livro “Pai vem me ver...”, versão especial adaptada a legislação brasileira pela Advogada Fernanda Molinari (RS).
Palestrantes: Nuno Vilaranda e Patrícia Mendes - Portugal

17h30 – Homenagens

18h – Ato de Encerramento

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar