Advogados potiguares e CAARN recebem homenagens da Assembleia Legislativa

12/08/2019

A Semana da Advocacia no Rio Grande do Norte começou na manhã desta segunda-feira (12) com uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa em alusão ao Dia do Advogado (celebrado neste domingo, 11) e também em homenagem aos 70 anos da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAARN). Durante a solenidade, 14 advogados foram homenageados, dentre eles o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, a vice-presidente Rossana Fonseca, o secretário-geral João Victor Hollanda, a presidente da Subseccional da Ordem em Goianinha, Alana Almeida, e o vice-presidente da CAARN, Ricardo Lucena.

Ao fazer uso da palavra, o presidente Aldo Medeiros lembrou que a advocacia é uma profissão que se dedica todos os dias a vencer desafios. "Temos avançado muito nas boas condições de trabalho da advocacia e hoje, homenageados, sabemos que estamos fazendo a coisa certa, principalmente no dia-a-dia da sociedade, nesse momento de urgência da defesa do estado democrático de direito", apontou o líder da OAB potiguar, que agradeceu a Assembleia Legislativa pela sessão especial e parabenizou os advogados homenageados, os quais, disse ele, representam bem o papel da classe. Aldo Medeiros listou ainda a “capacidade de diálogo e de busca pelo entendimento” como principais instrumentos da advocacia. “Não nos afastaremos desses objetivos”.

Destacada na solenidade pelos seus 70 anos, a Caixa de Assistência dos Advogados do RN teve sua atuação elogiada pelo presidente Aldo Medeiros e pelos demais oradores. Presidente da CAARN, Monalissa Dantas enumerou os serviços prestados pela entidade, em áreas como saúde, com o escritório-modelo, serviços de inclusão digital, casa de apoio, com o Expresso CAARN, atividades esportivas e convênios com empresas para descontos na aquisição de bens e serviços. “A CAARN tem o bem-estar da advocacia como prioridade”, definiu Monalissa, que se declarou gratificada “por ver o trabalho realizado na instituição sendo reconhecido pela sociedade civil e principalmente pelos advogados”.

Propositor da sessão solene, o deputado Kelps Lima chamou a atenção para o momento vivenciado pela advocacia em todo o Brasil e ressaltou a importância dos colegas de profissão usarem a data para uma reflexão sobre o verdadeiro papel do advogado e sobre a necessidade do respeito às prerrogativas profissionais. “A advocacia não pode e nem deve ser tratada como se pedisse favor, porque advogado não pede favor, advogado pede, apenas, que a lei seja cumprida”, enfatizou, conclamando à união da classe. “A força da advocacia não pode vir de fora. Tem que vir de dentro de cada um de nós.

O deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, conduziu a solenidade e também destacou a importância da advocacia. “Muito nos honra receber nesta Casa todos esses juristas que hoje têm o reconhecimento de todos nós pelo excelente trabalho prestado na área à nossa sociedade potiguar”, disse Ezequiel.

Advogados homenageados
Alana Patrícia da Silva Almeida