Advogado Ricardo Sobral é homenageado pela OAB/RN

07/05/2015

Na solenidade de entrega de carteira da OAB, realizada hoje (07), o advogado Ricardo de Moura Sobral foi homenageado pela sua atuação na advocacia, recebendo do presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, o primeiro ato como advogado: o requerimento de inscrição na Seccional Potiguar.

Ricardo de Moura Sobral, natural de Natal/RN, é filho de Joaquim Fernandes Sobral e Maria de Lourdes M. Sobral. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1983. Foi vereador em Ceará-Mirim, conselheiro da OAB/RN em duas gestões e concorreu ao Quinto Constitucional.

Durante a solenidade, Sobral teve a oportunidade de entregar a carteira de advogado ao seu filho Thiago Sobral, bem como fez a saudação inicial aos demais novos advogados.

“Hoje é um dia especial para os senhores porque é uma nova fase profissional que começa, bem como para minha pessoa, pois me oportuniza ver um filme de 31 anos de carreira. Vou falar um pouco desta minha experiência como advogado e como participante da OAB. Já passaram pelas minhas mãos mais de 20 mil clientes e nunca respondi  a nenhum processo ético na Ordem.

O advogado é indispensável à administração da Justiça, não há hierarquia  entre ele, membros da Magistratura e Ministério Público. Existe sim um dever recíproco de respeito. O advogado para exercer bem a advocacia deve haver um sacerdócio.

Cada um faz o seu caminho. Sei que nem todos vão permanecer advogados, alguns vão para a Magistratura. Ressalto que o juiz é um ser social, que a missão de julgar é divina, mas o juiz é humano. E que a justiça é perfeita na exata medida da perfeição humana.

Certa vez Rui Barbosa estava em uma livraria no Rio de Janeiro e uma pilha de livros desabou. Nosso Câmara Cascudo, talvez o mais internacional nordestino, acudiu o velho mestre da campanha civilista e aquele gesto de Cascudo foi retribuído com um agradecimento especial.  Cascudo disse que estava fazendo o curso de Direito e Rui Barbosa lhe recomendou que escrevesse pouco para o juiz ler. Encerro minhas palavras ressaltando o que Rui Barbosa falou e acrescento que o dia a dia o Brasil precisa muito dos senhores porque o país atravessa um mar de lama. Precisa de advogados firmes na defesa da democracia e da ética.

Por fim, lembro aos senhores que a OAB foi importantíssima no processo de redemocratização do país. Peço que não se  afastem da OAB, participem das comissões, concordando ou discordando, mas participem das atividades da Ordem dos Advogados, que é a guardiã das liberdades deste país.”

Participaram também da solenidade a conselheira Andrea Sena, os membros da Comissão de Seleção e Inscrição Marcus Vinícius, Cláudio Severino e Antônio Morais, além do advogado Rogério Tadeu Romano.