A Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante estreou nesta terça-feira (2), nas redes sociais, mais uma importante iniciativa. Trata-se da Coluna da Jovem Advocacia, projeto que vai reunir uma coletânea de textos publicados semanalmente por um membro diferente da CAAI.
O jovem advogado vai escrever sobre o tema que achar pertinente. Pode ser sobre uma questão generalista da advocacia ou sobre algo do seu íntimo. O texto será postado no Instagram da Comissão com a devida autoria.
O primeiro texto foi publicado ontem (02) pela presidente da CAAI, Ana Laura Rêgo, que falou sobre a sua trajetória e a experiência de conduzir os rumos da jovem advocacia potiguar. Confira, na íntegra:
DIÁRIO DE UMA JOVEM PRESIDENTE
Resolvi contar essa história, que quase ninguém sabe, para inaugurar a Coluna da Jovem Advocacia, uma importante iniciativa da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante da OAB RN.
Eu me formei em agosto de 2018 e após um mês, mais precisamente no dia 21 de setembro, estava no Plenário da OAB, Secção do Rio Grande do Norte, para receber a tão almejada identidade profissional. Sem dúvidas, a conquista mais significativa de uma trajetória de vida que estava (ou melhor, está) apenas se iniciando.
Naquele recinto, ladeada de colegas queridos, compartilhando uma emoção tão única e genuína, jamais passou pela minha cabeça que, menos de quatro meses depois, eu voltaria à instituição como Presidente da OAB Jovem. O convite foi feito pelo Presidente da Seccional Potiguar, Dr. Aldo Medeiros, poucos dias após o pleito exitoso que o conduziu ao cargo mais alto dentro da política de classe.
Confesso que recebi com muita surpresa a convocação para conduzir os rumos da jovem advocacia norte-rio-grandense, mas encarei, desde o início, como um propósito e uma missão. Ao aceitar o convite, eu decidi dedicar três anos da minha vida a um projeto desafiador, que demanda muito tempo e energia, mas ao mesmo tempo é extremamente recompensador. E, admito, olhando para trás, eu percorreria o mesmo caminho...
Ser presidente, jovem e mulher é um desafio diário, de muitos percalços e adversidades. Mas tenho aprendido que essas adversidades nos fazem mais fortes, resilientes, nos tornam produtos da superação. São definidoras do nosso caráter. E a advocacia é isso! É luta, sacerdócio, busca incessante por respeito e dignidade.
Não existe recompensa maior do que ajudar alguém com o trabalho que desenvolvemos. O dom de servir, impactar vidas, fazer o bem é um privilégio que devemos honrar e cultivar.
Albert Schweitzer diz que “o sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, você será bem sucedido”.
Se eu me sinto uma pessoa de sucesso? Sim, absolutamente. As funções que eu escolhi assumir funcionam como a força motriz que me faz acordar todos os dias em busca da concretização dos meus sonhos.
E, se eu puder deixar um conselho aos meus colegas jovens advogados, digo para que nunca desistam dos seus sonhos, que escolham sempre o caminho da verdade e nunca se deixem atrair pelas vantagens dos atalhos. Sejam éticos.
Como bem disse Barroso, “ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer”. Cultivem, sempre, a generosidade e a gratidão, porque ninguém chega muito longe sozinho.
Jovem Advocacia Potiguar, amigos e membros da Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante, colegas e colaboradores da OAB RN, meu muito obrigada!
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400