Abertura do Ano da Mulher Advogada terá palestra sobre os desafios na advocacia

23/02/2016

2016 é o Ano da Mulher Advogada. Para promover eventos no Rio Grande do Norte sobre o tema e estimular as Subseccionais a fazerem o mesmo, a Comissão de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, presidida por Juliana Protásio, está preparando uma programação especial.  A abertura será realizada no dia 08 de março, às 19h, no Hotel Holliday Inn (Av. Salgado Filho, Lagoa Nova), com palestra sobre os desafios na advocacia, ministrada pela conselheira federal Cléa Carpi. Para participar bastar fazer a inscrição AQUI e levar 2kg de alimentos no dia.

"O objetivo é promover, com base da Resolução nº1/2016 - do Conselho Federal, o respeito, a defesa e o fortalecimento dos direitos e prerrogativas da mulher advogada, com realce para a sua condição de mulher", ressalta Juliana Protásio

Em breve, mais novidades da programação do Ano da Mulher Advogada.

Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada

Em 2015, o Plano de Valorização foi aprovado pela OAB Nacional para garantir a efetiva participação das profissionais na Ordem e a proteção de suas prerrogativas. Ele prevê a valorização da educação jurídica e da defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, além da elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional. A OAB aprovou como diretriz ainda o desconto ou isenção de anuidade para advogadas no ano em que tiverem filhos ou os adotarem.

Outra medida é a construção do perfil da mulher advogada por meio de um censo, além da elaboração de manuais de orientação que envolvam as questões de igualdade de gênero. Também serão publicados pesquisas e artigos acerca da realidade social e profissional das advogadas.

A questão da igualdade de gênero é reforçada por políticas que garantam o espaço das mulheres nos espaços de poder, inclusive na OAB. A entidade também trabalhará no diálogo com outras instituições visando humanizar as estruturas judiciárias voltadas para as advogadas.