22 advogados recebem carteira da OAB na última solenidade de 2015

30/12/2015

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, por meio da Comissão de Seleção e Inscrição, presidida por Alex Gurgel, realizou a última solenidade de entrega de carteira da OAB a 22 advogados nesta quarta-feira (30), na sede da Seccional Potiguar.

A abertura foi feita pelo vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, que acompanhou o registro de Alex Gurgel do trabalho na Comissão de Seleção e Inscrição. “A Comissão começou realizando entregas de carteiras quinzenais. Depois, passamos a fazer semanais e, nestes três últimos anos, entregamos mais de 3.100 novas inscrições. Agradeço o empenho dos advogados Evandro Minchoni e de Andrea Sena, que como secretários, ajudaram muito nesse resultado. Ademais, cito Paulo Freire, destacando que sou grato por ter aprendido um pouco do muito que quero aprender com Marcos Guerra”, enfatizou Alex Gurgel.

Em seguida, Marcos Guerra convidou o advogado Pedro Neves Cavalcanti para fazer saudação inicial.  “Com quase meio século de formado, Pedro fez parte dos estudantes federais que atenderam à União Nacional dos Estudantes – UNE – em 1963, momento em que apenas 1% da população tinha o privilégio de  estudar em uma universidade, para participar de programa de educadores que implantaram na época o método de alfabetização “40 Horas de Angicos”, pensado e implementado pelo educador Paulo Freire”, explicou Guerra.

“Lá em Angicos cumprimos nosso dever. Mas em 64, a Revolução levou ao máximo o desejo de prejudicar todo aquele belo trabalho pela educação. Nessa solenidade de entrega de carteira, ressalto que nossa profissão é um desafio permanente e que somente a vontade de vencer faz com que se conquiste o que se objetiva. Lembrem-se que ética e moral são parceiras, bem como que ética significa não fazer com o outro o que não se gostaria que fizesse com você. Desejo muito sucesso na vida profissional que se inicia”, saudou Pedro Neves.

Logo após, o advogado foi homenageado pela sua atuação na advocacia, recebendo o primeiro ato como estagiário e advogado: o requerimento de inscrição na Seccional.

Dando continuidade à solenidade, Suyane Nielle de Oliveira Fernandes prestou compromisso com os demais advogados. “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Para encerrar, Marcos Guerra ressaltou o trabalho voluntário dos advogados à OAB e fez um convite. “Sintam-se convidados a participar da posse do novo Conselho da OAB/RN no dia 01 de janeiro, às 11h, na Seccional Potiguar, bem como a ingressarem nas comissões institucionais”.

Participaram da solenidade também os advogados Valtelino Costa, membro da Comissão de Seleção e Inscrição; Janilson Barreto de Carvalho Júnior, da Comissão de Tecnologia da Informação; e Monalissa Dantas, secretária executiva da Escola Superior de Advocacia.

Receberam a carteira:

ADRIANA MEDEIROS ANDRADE - 4601