2ª fase do XXIV Exame de Ordem: resultado preliminar sairá dia 19 de fevereiro

21/01/2018

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aplicou, na tarde deste domingo (21), a prova da segunda fase (prático-profissional) do XXIV Exame de Ordem Unificado, em todo o país. No Rio Grande Norte, a prova foi realizada em Natal, na UNI-RN e em Mossoró, no Colégio Diocesano Santa Luzia.  O presidente da Ordem, Paulo Coutinho, esteve no local do exame, em Natal, para desejar uma boa prova aos candidatos, juntamente os integrantes e o presidente da Comissão do Exame de Ordem no RN, Mirocem Júnior.

Foram aprovados na primeira fase (prova objetiva), realizada no dia 19 de novembro, pela Fundação Getúlio Vargas, 795 examinandos, sendo 153 em Mossoró e 642 em Natal.

A aplicação do exame foi considerada tranquila em todo o estado e com pouca abstenção. Segundo a coordenadora local da FGV, Daniele Fernandes, a presença da Seccional Potiguar, nos dias de provas é um diferencial e contribui positivamente para os candidatos. "Diferentemente de outros estados, o Rio Grande do Norte está de parabéns, pois a presença da OAB/RN colabora com ambiente de tranquilidade e também ajuda na fiscalização do certame", disse.

O candidato Leonardo Fernandes, que fez prova em Natal, comentou da importância de fazer uma boa preparação. "Nesta segunda fase o importante dos estudos era se manter focado na preparação de peças. Procurei nortear os nesta proposta, pois me sinto confiente em relação ao Direito Material", declarou.

Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados ainda hoje (21), às 22h, e o resultado preliminar da prova prático-profissional será divulgado na data provável 19 de fevereiro. O examinando terá três dias para a interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova prático-profissional, de 20 a 23 de fevereiro.

A prova de caráter eliminatório foi composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Essa fase compreendeu as seguintes áreas de opção do examinando no ato de sua inscrição: Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, Trabalho ou Tributário e do seu correspondente Direito Processual.

O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Próximo Exame de Ordem:
XXV EXAME DE ORDEM UNIFICADO