2ª edição Traços & Perfis da OAB/RN é lançada na Seccional Potiguar

24/10/2017

Durante a semana de comemoração do aniversário de 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, acontece, na sede da Seccional Potiguar, uma série de eventos para celebrar a data. Entre eles está o lançamento da segunda edição do livro "Traços e Perfis da OAB/RN - Criação e Histórias. Vitórias e Derrotas", de autoria do professor Carlos Roberto de Miranda Gomes. A noite de autógrafo ocorrerá no auditório da OAB/RN, próximo dia 24 de outubro, a partir das 19h.

Sobre o livro:

Os 85 anos da Ordem Potiguar são relatados pelo autor Carlos Gomes, resgatando a memória da Casa dos Advogados e relatando acontecimentos que se iniciaram naquela tarde-noite no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, logo após a sessão ordinária do Instituto dos Advogados, realizada no dia 6 de março de 1932, por iniciativa do advogado Hemetério Fernandes Raposo de Melo.

A obra tem por base os registros nos livros oficiais de atas, de compromissos e outros existentes na OAB/RN, além de depoimentos colhidos de amigos, em jornais da cidade, particularmente da OAB Notícias, exame de obras literárias de autores potiguares e outros, sempre na busca de relatar fielmente a ambiência local e brasileira no campo político-institucional, dando a exata dimensão dos acontecimentos, seus personagens e os efeitos deles decorrentes. Apesar de não ter cunho biográfico, estão registrados os traços pessoais dos pioneiros e de alguns outros dirigentes.

Através de 500 páginas, 11 capítulos e anexos estão registrados fatos históricos que retratam o ambiente político que ensejou a criação da OAB no Brasil, decorrente da Revolução de 1930, passando pela Intentona de 1935, o Estado Novo, a Redemocratização, a II Guerra e o Movimento de 1964, mostrando pronunciamentos da Classe dos Advogados. Relata, também, alguns dos fatos importantes da vida da Instituição, em cada gestão, desde 1932 até junho de 2008. Igualmente, relata como eram as campanhas para o Conselho da Ordem e os registros jornalísticos ocorridos desde a criação do seu jornal em 11 de agosto de 1977.

O autor insiste em dizer que os seus relatos estão isentos de qualquer sentimento vinculado a grupos ou facções, embora não descarte a sua vinculação a algumas pessoas devotadas à Ordem, mesmo aquelas contra as quais disputou eleições memoráveis, como o doutor Mário Moacyr Porto, de quem tornou-se amigo após o pleito. O livro está enriquecido com fotografias de cada época.