1º Encontro Estadual das Sociedades de Advogados discute a profissionalização

11/06/2015

“O evento foi muito importante porque foi a primeira iniciativa voltada para as sociedades. Formalizá-las significa profissionalizar a advocacia e o apoio da OAB, com este evento, leva à profissionalização”, ressaltou o advogado Wlademir Capistrano sobre o 1º Encontro Estadual das Sociedades de Advogados, realizado ontem (10), na sede da Seccional Potiguar, pela Comissão das Sociedades de Advogados da OAB/RN.

Na abertura, o presidente da Ordem dos Advogados no Rio Grande do Norte, Sérgio Freire, destacou que as palestras proporcionariam uma reflexão para adotar o melhor caminho na sociedade de advogados. “Esse evento é mais uma conquista de nossa gestão para tratar dos temas mais importantes relacionados às sociedades de advogados. As palestras servirão para refletir na tomada de decisões que devemos adotar”, disse Freire. Em seguida, o presidente da Comissão das Sociedades de Advogados, Klevelando Santos, falou da iniciativa. “Desde que assumi a Comissão juntamente com os membros planejamos esse evento para esclarecer os principais pontos que fazem parte da rotina diária dos advogados que estão em sociedades”.

Foram realizadas três palestras. Na primeira, o presidente da Comissão Nacional das Sociedades de Advogados da OAB, André Luis Godinho, abordou a parte histórica das sociedades, regulamentação atual e as mudanças necessárias dentro dos principais aspectos societários, regime tributário e o Simples na advocacia. “As sociedades surgiram com a lei 4.215/63, com base no modelo americano. Hoje, não seguimos esse modelo e a regulamentação é regida pelo Estatuto da Advocacia,  Regulamento Geral, Código de Ética e o Provimento 112 do Conselho Federal. Atualmente, nossa maior conquista foi a inclusão da advocacia no Supersimples, com o empenho do presidente Sérgio Freire na aprovação. Trata-se de um sistema tributário que taxa os escritórios de advocacia entre 4,5% e 16,85%, além de unificar vários impostos”, disse.

Na segunda palestra, o professor e consultor de empresas Kleber Nóbrega discutiu, com exemplos, como estabelecer preços, administrar melhor e fazer a avaliação de qualidade dos serviços oferecidos. Para encerrar a noite, a terceira palestra foi do juiz Herval Sampaio que salientou os reflexos do novo CPC nas sociedades de advocacia.

Participaram do evento, entre outros, vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN), Paulo Coutinho, conselheiro federal da OAB Lúcio Teixeira e o deputado estadual Kelps Lima.