1ª fase do XXVII Exame de Ordem: resultado preliminar sairá em 03 de dezembro

18/11/2018

A Primeira Fase (prova objetiva) do XXVII Exame de Ordem Unificado foi realizada neste domingo (18). No Rio Grande do Norte, a avaliação aconteceu em Natal, no Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UniRN; e em Mossoró, no Colégio Diocesano Santa Luzia. A OAB/RN recebeu 1.548 inscrições em todo o Estado, sendo 1.155 em Natal e 393 em Mossoró. Na capital potiguar, 1074 examinandos fizeram a prova e 81 não compareceram ao Exame.

O vice-presidente da Comissão do Exame de Ordem da OAB/RN, Wagner Câmara, ao lado de membros da Comissão, esteve no local do Exame, em Natal, para desejar uma boa prova aos candidatos, juntamente com o conselheiro federal André Saraiva. Antes de começar a aplicação do Exame, Wagner Câmara visitou as salas e cumprimentou os examinandos. “Estaremos acompanhando todo o processo de aplicação da prova para resolver qualquer demanda que apareça. Tenham tranquilidade, façam uma boa prova e estou confiante que nos encontraremos novamente na segunda fase”, disse.

Para André Luiz, de 26 anos, que está na sua primeira tentativa de aprovação no Exame de Ordem, a confiança é fundamental para a realização de uma boa prova. "Quero passar de primeira. Minha preparação foi árdua, porque tive que conciliar trabalho, faculdade e outras responsabilidades. Mesmo não me sentindo tão preparado tecnicamente, me sinto bem psicologicamente e estou confiante. Quero atuar na área Penal e Trabalhista", disse.

Já Leonardo Lula da Silva, de 22 anos, estudante do 9º período de Direito, também está na expectativa da aprovação. "Mesmo com uma rotina intensa, de faculdade, TCC e estágio, fiz simulados e estudei a doutrina em casa. Também quero passar de primeira e psicologicamente me sinto tranquilo", revelou.

Nadja Raianne, de 22 anos, apostou em uma preparação intensa de estudos, que incluiu 12 horas de dedicação diária. "Também fiz um cursinho na reta final e estou com a expectativa de que a prova abranja o que estudei. Acredito que o Exame de Ordem não seja apenas para medir o estudo e a capacidade, porque todos nós que estamos aqui somos capazes.  O real objetivo do Exame é preparar,  ainda mais, o profissional da área para deixá-lo mais apto a trabalhar", explicou.

GABARITO
O gabarito preliminar será divulgado em http://oab.fgv.br e http://www.oab.org.br, ainda neste domingo (18), até às 22h (horário de Brasília). Já o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 03 de dezembro de 2018.

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, da 12h do dia 04 de dezembro de 2018 às 12h do dia 07 de dezembro de 2018, observado o horário oficial de Brasília/DF. A divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva), após a apreciação de recursos, será na data provável de 18 de dezembro de 2018.

Já a prova prático-profissional - 2ª fase -  será aplicada na data provável de 20 de janeiro de 2019, das 13h às 18h, no horário oficial de Brasília/DF. Os locais de realização da prova prático-profissional serão divulgados no endereço eletrônico http://oab.fgv.br.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.