“Brasil precisa passar a limpo a escravidão negra

03/11/2014

“Para construir o projeto de nação justa, solidária e fraterna que afirma nossa Constituição Federal, precisamos realizar um resgate histórico e social de nosso país. Em novembro, Mês da Consciência Negra, a OAB reafirma seu compromisso pela defesa de ações afirmativas e de valorização da cultura negra”, afirmou neste domingo (2) o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

A sessão plenária do Conselho Federal da OAB, que ocorre nesta segunda (3), apresentará a criação, no âmbito da Ordem, de uma comissão nacional para apurar os fatos relativos à escravidão negra no país. A OAB também encaminhará ao Governo Federal a sugestão de criação da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra.

“A OAB deve ser instrumento a favor da igualdade. O século passado abraçou a ideia da liberdade, agora precisamos promover também a igualdade. Não podemos ter medo de olhar para o nosso passado. Precisamos revisitá-lo e entendê-lo, para que as atrocidades cometidas contra a população negra não se repitam”, afirmou Marcus Vinicius.

O presidente relembra ainda as ações da OAB em favor dos negros. Em 2013, a Ordem assinou com órgãos da União o Protocolo de Intenções para a Redução de Barreiras de Acesso à Justiça para a Juventude Negra em Situação de Violência, com objetivo de elaborar e ajustar as políticas públicas, bem como implementar outras medidas administrativas para assegurar o enfrentamento ao racismo e a promoção de igualdade racial da juventude negra brasileira.

A Ordem também foi ao STF defender as cotas raciais no ingresso de universidades públicas, além de ter atuação forte e vigilante no assunto por meio da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade.

Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra e foi escolhido por marcar o aniversário de morte do líder Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, em 20 de novembro de 1695.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar