“Bagagem sem preço” orienta passageiros sobre cobrança em aeroportos do país

27/07/2018

A manhã desta sexta-feira (27) foi marcada por uma mobilização nacional nos principais aeroportos do País, em favor dos direitos dos passageiros, em especial, contra a cobrança pelo despacho de bagagens. Todas as 27 seccionais da OAB nos Estados organizaram os atos para esclarecer os passageiros sobre os direitos que estão sendo violados pelas empresas aéreas.

A iniciativa da “II Blitz nos aeroportos” está amparada na campanha “Bagagem sem Preço”, iniciada em agosto de 2016 pela Comissão Especial Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB. A ação foi realizada pelo Conselho Federal OAB, através das Comissões de Defesa do Consumidor das seccionais da OAB, e pela Comissão Especial Defesa do Consumidor – CEDC, Ministério Público e Procons estaduais, com apoio de entidades de defesa do consumidor.

Para o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho “a ação é de grande importância e leva esclarecimento ao consumidor, contribuindo para que a sociedade brasileira cada vez mais se conscientize acerca dos seus direitos”. Em Natal, a Comissão de Relações de Consumo da OAB/RN, presidida pelo advogado Marcelo Torres, esteve presente no Aeroporto Internacional Aluízio Alves abordando os passageiros e conscientizando os consumidores da violação que eles estão sofrendo em razão de terem que adquirir uma passagem aérea e também pagar pela bagagem. A blitz também contou com a aplicação de um questionário sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas áreas e a distribuição de cartilha sobre as regras para o transporte aéreo e direitos do consumidor.

O enfermeiro Alessandro Teixeira de Souza, aprovou a iniciativa e disse que o conhecimento é umas das principais armas da sociedade para buscar os seus direitos. “Como passageiro, continuo insatisfeito. Há limitações, que nos prejudicam. Por exemplo, como vamos fazer uma viagem de curto período levando uma bagagem de mão com apenas 10 quilos? Acabamos pagando uma taxa extra e é mais custo. Concordo com a iniciativa da OAB, porque faz com que reivindiquemos nossos direitos como consumidor”, disse.

*Confira aqui Cartilha Exija Seus Direitos