Água e desenvolvimento sustentável são temas de palestra na OAB/RN

24/03/2015

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Marcos Guerra, fez a abertura de evento alusivo ao Dia da Água, promovido pela Comissão de Meio Ambiente da OAB/RN, na note de hoje (24), na Seccional Potiguar.  “O tema Água e Desenvolvimento Sustentável não é uma preocupação apenas no Brasil, mas no mundo como um todo. O que se anuncia é que em 2050 teremos menos 40% da água hoje disponível”, ressaltou. Em seguida a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Marise Duarte, destacou também a discussão.  “O tema se destaca como de grande e crescente importância em razão da escassez de água potável no mundo, sendo as cidades brasileiras, com ênfase na maior metrópole do país, um caso emblemático das incertezas e riscos face às mudanças climáticas, segurança humana, aumento no consumo de energia”.

Os professores Otacílio dos Santos Silveira Neto (Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte – UFRN), Joana D’arc de Medeiros (Departamento de Engenharia Ambiental da UFRN); bem como  José Mairton Figueiredo da França (secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) apresentaram na ocasião seus posicionamentos. Para Otacílio Neto, a água não vai acabar e os problemas são devidos ao ciclo hidrológico, bem como a grande questão é o que temos que fazer para que a água chegue a todos. “Se faltar água, o desenvolvimento econômico e humano vão parar. A grande problemática é a gestão de Estado. No Brasil, essa gestão é frágil, sem falar nas doenças causadas pela má qualidade da água. O que se deve fazer é intensificar as parcerias público- privadas, racionalizar ainda mais a água pela cobrança, diminuir o desperdício, entre outros”.

Participaram do evento, advogados, representantes do Poder Legislativo  Municipal e Estadual, Caern, estudantes e pessoas com interesse no tema.