Na solenidade de entrega de carteira da OAB, realizada hoje (30) na sede da Seccional Potiguar, o advogado Waldenir Xavier foi convidado para saudar os novos advogados. Na oportunidade, foi também homenageado pela sua atuação na advocacia, recebendo seu requerimento de inscrição nos quadros da Seccional do presidente da OAB/RN, Sérgio Freire.
Na entrevista a seguir, Waldenir fala da profissão, da importância da OAB em sua vida e da experiência no Quinto Constitucional.
OABRN - Quando decidiu entrar na Advocacia?
W.X. – É uma tradição da minha família ter sempre operadores do Direito atuando. Meu pai é advogado e o irmão dele, meu tio, é formado na primeira turma de Direito no Estado. Pelo fato de ter sido criado neste ambiente próximo à cultura do Direito, no escritório do meu pai e até mesmo em casa, onde ele na criação dos filhos sempre usou bom senso, me apaixonei por esta ciência tão bela e tão vasta de se buscar a justiça. Em 1988, realizei o sonho de concluir o curso de Direito pela UFRN e em 89 participei de solenidade, como esta de hoje, e recebi minha carteira com o número 2.017.
Tudo aprendi com meu pai, tio e mestres da escola da vida. Nesses 25 anos do exercício profissional, tenho, com ternura e brandura, mas peremptoriamente e firme, tentado transferir para minha filha, advogada inscrita nesta Seccional sob o nº 10.130, o legado que me foi passado por estes citados.
OABRN - O que significa OAB em sua vida?
W.X. . – A OAB é a base que dá guarita não só aos que se fazem membros na condição de inscritos, mas sobretudo à sociedade, fazendo que prevaleça a vontade do cidadão, em especial, na defesa dos seus mais importantes direitos de cidadania.
OABRN - O que significou participar do Quinto Constitucional?
W.X. . – O Quinto me fez refletir e viver a experiência de poder vislumbrar o quão importante é a participação de representante da OAB nos Tribunais, tanto assim que pude concorrer na formação do TJ/RN, disputando ao lado de pessoas ilustres que dentre todos, qualquer escolhido, representaria bem a OAB.
OABRN - Qual mensagem que a senhora deixa para os advogados?
W.X. – Hoje ressalto a necessidade inafastável do exercício profissional em plena harmonia com a ética e na defesa intransigente do Direito como a melhor forma de aplicar o direito positivo em busca de justiça sem soberba, arrogância, vaidade, mas com independência, simplicidade e humildade. Não permitam que a mediocridade lhes tolham os passos mesmo reconhecendo o universo amplo da ciência que abraçamos – o Direito.
Participaram da solenidade, presidente OAB/RN, Sérgio Freire; o vice-presidente Marcos Guerra, tesoureiro Thiago Simonetti, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Alexander Gurgel; além de membros da Comissão.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400