Ampliar os investimentos na saúde pública brasileira foi o que motivou o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública a criar o projeto de lei Saúde +10, obrigando a União a repassar 10% do seu orçamento exclusivamente para a saúde. Várias entidades brasileiras, incluindo a OAB, fazem parte dos que abraçaram a causa e estão coletando o maior número possível de assinaturas até chegar em 1,5 milhão, quantidade necessária para que o requerimento possa tramitar no Congresso Nacional. Ontem (09), foi a vez da Seccional Potiguar, que lançou o Saúde +10 na Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN), às 15h.
Na oportunidade, a Comissão de Direito à Saúde da OAB/RN entregou os cadernos oficiais de assinaturas e exibiu um cronograma de ações a ser utilizado durante a campanha, constando as parcerias pretendidas pelo grupo para que seja alcançado o maior número de adesões. Também foram divulgados os principais pontos de coleta, que será realizada pelos membros da própria comissão e das comissões parceiras: Direitos Humanos, Ensino Jurídico, Apoio ao Advogado Iniciante e Seleção e Inscrição.
A advogada Elisângela Fernandes, presidente da comissão, ressaltou a grande valia da campanha em razão das necessidades enfrentadas pela saúde pública, que é de conhecimento nacional. “Não há motivos para qualquer cidadão se recusar a participar de uma ação como essa, cujo propósito é de trazer benefícios ao coletivo”, disse.
O presidente da Seccional Potiguar, Sérgio Freire, afirmou que a OAB, dentro do seu objetivo estatutário de promover a cidadania, encara esta iniciativa de uma importância significativa, uma vez que atende a sociedade e principalmente os mais necessitados. “Diante disso, esperamos chegar em breve ao número de 40 mil assinaturas, no mínimo”, falou.
Também estavam presentes durante o lançamento o presidente da CAARN, Paulo Coutinho Filho, membros das comissões colaboradoras, além do conselheiro do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Norte (SINDAP/RN), o advogado Thamires Paiva, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Denilson Rodrigues.
Principais pontos de coleta
O grupo estará no Teatro Riachuelo, Midway Mall, nos seguintes shows que acontecem neste mês de julho: Adriana Calcanhoto (26), Wanderléa (13) e Vanessa da Mata (19). Recolherão assinaturas ainda na Festa do Advogado, prevista para o dia 10 de agosto na sede da ANORC, no Parque Aristófanes Fernandes.
As coletas itinerantes serão nos Supermercados Nordestão (Salgado Filho e Zona Norte), Hiper Bompreço (Prudente de Morais), Shopping Via Direta, Midway Mall e Norte Shopping; em datas ainda a serem agendadas.