“Castração de animais domésticos”. Este foi o assunto de uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Natal realizada na manhã desta quarta-feira (28). O vereador Franklin Capistrano (PSB), presidente da bancada, mediou o debate.
A iniciativa contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Do advogado Antônio Alencar, membro da Comissão de meio Ambiente da OAB/RN, além de integrantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), líderes comunitários e sociedade civil.
“Durante as discussões do Plano Plurianual de Natal (PPA 2014/2017), apresentei emenda parlamentar que garantiu 100 mil reais para efetivação de um programa de castração na cidade para evitar proliferação de doenças relacionadas aos animais”, explicou o vereador Franklin Capistrano, informando que a medida foi para execução e será posta em prática a partir do mês de setembro.
Carlos Falcão, chefe do setor de apreensão e remoção de animais da Semsur, disse que a prefeitura construirá um curral municipal com canil, gatil e duas clínicas veterinárias com recursos vindos da emenda apresentada por Capistrano. “Assim, teremos condições de fazer as castrações. O projeto encontra-se em processo licitatório. A previsão é que a estrutura esteja pronta para funcionar entre os meses de março e abril do próximo ano”.
O médico veterinário Milano Máximo falou que o controle da população de cães e gatos em Natal é viável, principalmente, se o Poder Público fizer as cirurgias porque diminui os custos. “Todavia, o trabalho precisa ser contínuo para impedir que o número de animais volte ao mesmo patamar”, concluiu.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400