A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, representada pelo presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Romildo Martins, promoveu uma palestra, na última sexta-feira (28), sobre Violência Contra a Pessoa Idosa, no Instituto Juvino Barreto. Na ocasião, Romildo Martins fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Seccional Potiguar, no que diz respeito aos direitos e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no Rio Grande do Norte.
Durante o encontro, foi apresentado aos colaboradores, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos do Instituto Juvino Barreto, dados do Relatório do Disque 100, referente às denúncias, os tipos e os casos de violência mais frequentes cometidas contra idosos em âmbito nacional e local.
“A maioria das agressões foram cometidas nas residências das próprias vítimas (85,6%), sendo os filhos (52,9%) os principais agressores. As principais violações de direitos referem-se a: negligências com 38%, violência psicológica (humilhação, hostilização, xingamento, etc) com 26,5%, abuso financeiro com 19,9% e violência física com 12,6%”, informou o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Romildo Martins.
Outra informação, destacada durante a formação, tratou sobre o relatório das Nações Unidas que aponta a população mundial está se tornando mais velha devido a uma expectativa de vida maior e a taxa de fertilidade descendentes. Em 2050 população global acima dos 60 anos deve passar dos 2 bilhões.
Para finalizar a palestra, foi apresentada o trabalho da OAB/RN, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, nos anos de 2017 e 2018, a qual realizou diversas ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa no Estado, tendo lançado o Violentômetro e a Cartilha de Orientação sobre Violência Contra a Pessoa Idosa, além de campanhas informativas.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400