OAB/RN faz homenagem ao advogado Nelson Mandela durante reunião do Conselho

06/12/2013

O Conselho Seccional da OAB/RN fez um minuto de silêncio, durante reunião realizada nesta quinta-feira (5), em homenagem a Nelson Mandela. Ícone da luta pela igualdade racional, Mandela faleceu aos 95 anos, em Pretória, na África Sul.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho também lamentou a morte do líder político. “O mundo perdeu um grande líder, que lutou pela igualdade de forma pacífica, símbolo da luta pela liberdade”, destacou o presidente da OAB.

Mandela formou-se em Direito em 1943 e logo depois abriu o primeiro escritório de advocacia formado por negros na África do Sul. Foi na lide diária que se conscientizou do abismo que separava negros e brancos no país, o que o motivou a partir para a vida política.

Sua luta em defesa dos direitos humanos é marcada pelo manifesto “Um homem, um voto”, que denunciava a disparidade da concentração do poder em sua pátria, onde 2 milhões de brancos dominavam 8 milhões de negros.

“Tudo parece impossível até que seja feito”

Como líder político Mandela foi perseguido e preso em 1962, quando iniciou na África do Sul o regime de segregação racial, Apartheid.

Preso por 27 anos, foi libertado em 1990. Três anos depois foi vencedor do prêmio Nobel da Paz e eleito presidente da nação em 1994, ano em que os negros puderam votar pela primeira vez.

Com informações do Conselho Federal

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar