OAB/RN debate o papel e a importância da Petrobras para desenvolvimento do RN

12/08/2019

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, representada pelo presidente da Comissão de Assuntos Energéticos, Mateus Santos, participou de audiência pública, na última sexta-feira (09), na Assembleia Legislativa do RN, para discutir a importância da Petrobras. A audiência pública proposta pelo Senado Federal debateu sobre o "Papel Regional da Petrobras no Desenvolvimento Regional". Presentes ao debate, os deputados Francisco do PT, Isolda Dantas (PT) e Souza Neto (PHS) enalteceram a importância da estatal para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O debate foi proposto pelo senador Jean-Paul Prates (PT/RN). O parlamentar pretende ampliar a discussão no Brasil sobre a importância de valorização da Petrobras e os avanços que a estatal pode continuar trazendo aos estados brasileiros, inclusive, o Rio Grande do Norte.

"A Petrobras é o que todas as empresas do mundo sonham em ser, uma empresa referência em tecnologia, liderança, que extrai o petróleo, refina, distribui, mas hoje querem reduzir a sua importância", lamentou Jean-Paul Prates.

Para a deputada Isolda Dantas, a redução nos investimentos da Petrobras no Rio Grande do Norte tem prejudicado a economia do estado, principalmente nas regiões produtores. Para ela, faltam investimentos da empresa em um setor que ainda é muito próspero.

"Como penso em um projeto político maior, esse tema da Petrobras é estratégico porque mexe com a nossa soberania. Temos a obrigação de fazer esse debate com a maior seriedade e compromisso. Defender a Petrobras é defender a soberania. Nossa posição é explícita e clara. Temos que mostrar que a Petrobras é estratégica para a sociedade e para nossa soberania", disse Isolda Dantas.

Também participando da discussão, o deputado Francisco do PT falou sobre a importância que a presença da empresa tem para o Rio Grande do Norte. O parlamentar falou sobre os empregos gerados e também sobre os recursos oriundos da exploração de petróleo nas regiões.

"Sabemos de tudo o que a empresa representa para o nosso estado e estaremos sempre em defesa da permanência da Petrobras no Rio Grande do Norte", disse Francisco do PT.

Ex-prefeito de Areia Branca e atual deputado estadual, Souza Neto disse que a redução nos investimentos da Petrobras resultou na perda de aproximadamente 5 mil postos de trabalho na região de Mossoró. Para ele, além da importância econômica, o caráter social das ações da Petrobras na região fazem com que a empresa seja ainda necessária no Rio Grande do Norte.

"Como venho da região da Costa Branca, de Areia Branca, nós que discutimos e que queremos que o desevolvimento aconteça no interior, sabemos o que a Petrobras representa no interior. Geração de emprego, de divisas, mas sei também o papel no ponto de vista social para as nossas comunidades. Não podemos nos abster da presença da Petrobras na nossa região. Não podemos admitir que a Petrobras deixe de existir entre nós", disse Souza Neto.

Últimas notícias

Ver mais

Redes Sociais

Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400

Open toolbar