Dentro da programação alusiva à Semana do Advogado, a OAB Subseção Caicó realizou um Mutirão Carcerário na Penitenciária Estadual do Seridó, o “Pereirão”. A atividade que aconteceu nesta terça-feira (20) contou com a atuação de mais de dez advogados, além de defensores públicos, totalizando cerca de 60 atendimentos.
O critério de seleção para escolha das pessoas atendidas pelo mutirão levou em conta os apenados que não tinham advogados e os que já tinham reclamado de que estavam com direito a algum benefício. Essa relação foi repassada pela secretaria da Vara Criminal da Comarca de Caicó.
Além da estrutura da sala da OAB, a direção do presídio disponibilizou um saguão para atender a toda a demanda. O próximo passo do Mutirão será uma reunião com todos os advogados envolvidos para a avaliação das peças jurídicas produzidas. Nos próximos 15 dias, os advogados retornam à penitenciária para repassar novas informações aos apenados.
Para o advogado caicoense Dr. Chiquinho, o Mutirão contribuiu com a Defensoria, ajudando as pessoas que não tem condições de pagar um advogado. “A ação é importante para a tranquilidade da penitenciária e, dessa forma, contribuímos para a Justiça Criminal, como um todo”, afirmou. O Poder Judiciário também se comprometeu a dar uma atenção específica para os casos.