O Ministério da Educação disponibilizou na segunda-feira (7) os resultados dos cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. Segundo o MEC, cerca de 30% dos cursos ficaram abaixo da média considerada aceitável no Conceito Enade. Foram avaliados cursos na área de humanas.
Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Elas tiraram conceito 1 ou 2 como resultado final do Exame. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.
O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês.
Entretanto, mesmo com o resultado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, considera que o ensino no país está evoluindo se comparados aos resultados do Enade de 2009, quando foi feita a avaliação dos mesmos cursos avaliados em 2012.
Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras. Os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado para avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
O Rio Grande do Norte teve 11 cursos universitários com nota máxima. Foram avaliados estudantes de 95 cursos de ensino superior na área de humanas de universidades, faculdades e centros universitários do Estado. O curso de Direito de Caicó (UFRN-CERES) está na lista dos 11 cursos com nota 5.
Conforme o presidente da OAB/Caicó, Roberto Diniz, em 2010, o curso de Direito de Caicó (UFRN-CERES) obteve 75% de aprovados e também foi considerado pela OAB o de melhor aprovação em todo o Rio Grande do Norte.
Roberto comemorou a notícia da avaliação do ENADE e enfatizou: “a qualidade dos profissionais formados em Caicó é perceptível. A advocacia seridoense e potiguar está bem servida pelos frutos do curso de Direito de Caicó”.
O advogado José Aranha também comemorou o desempenho no ENADE: “quando eu e Roldão fundamos o curso de Direito em Caicó, muitos acreditavam que não teríamos sucesso. Porém, sempre fomos um dos cursos mais concorridos no vestibular da UFRN. E agora recebemos esta outra boa notícia. O sucesso dos alunos é o nosso sucesso”.
CONFIRA AQUI O RESULTADO DO ENADE 2012
Enade 2013
As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro a partir das 13h (de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.
Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia. (Com informações do G1 Brasília e assessoria OAB/Caicó)
Por Assessoria OAB/Caicó
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400