Acontecerá neste sábado (23), no Campus Natal Central do IFRN, o Open Data Day, evento realizado em vários cidades do mundo para debater o uso de dados abertos. O Open Data Day acontecerá pela segunda vez em Natal, e contará com o apoio da Comissão de Direito Digital da OAB/RN. Serão workshops, fóruns online, hackatons e todo o tipo de atividade usando informação livre. As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui.
"O intuito da data é incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas. Neste ano, os temas principais são: ciência aberta, rastrear fluxo de dinheiro público, mapeamento aberto e desenvolvimento igualitário. A OAB/RN apoia a ciência aberta, e convida todos a fazerem parte desse movimento colaborativo!", detallhou Emmanuel Lima, presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/RN.
No Brasil, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), os dados abertos devem ser gratuitos, acessíveis e legíveis por máquina. "O uso de dados abertos promove a transparência, pelo fato dos dados da gestão pública estarem disponíveis. Depois, quanto maior o uso de dados abertos, mais relevância eles têm e, por isso, mais dados disponíveis tendemos a ter. Isso aumenta muito a área de atuação em open data, movimentando a ciência e o conhecimento livre em diversos setores, o que implica diretamente em cidades e sociedades mais inteligentes. É possível usar dados abertos em mobilidade urbana, segurança pública e educação, por exemplo", explicou o presidente da Comissão.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400