O longa, inspirado em fatos reais, retrata um Chile sem cor e sem perspectivas de mudança nos anos 1980, quando era governado pelo ditador Augusto Pinochet. Pressionado pela comunidade internacional, ele concorda em realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. O cenário do país então está prestes a mudar quando líderes da oposição convidam o publicitário René Saavedra, interpretado por Gael García Bernal, para assumir a campanha do “NÃO” e assim pôr um fim ao absolutismo e à intolerância.
Após a sessão, foi promovido um debate informal entre os presentes mediado pelo secretário geral da CAARN, o advogado Djamiro Acipreste. Na oportunidade, os participantes ressaltaram os pontos mais importantes do filme e fizeram também uma breve comparação entre aquela época e o presente, em virtude dos protestos que ocorreram recentemente em todo o território nacional.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, Evandro Minchoni, afirmou que a possibilidade do debate de temas variados propostos pelo projeto com a utilização do cinema como ferramenta para a troca de ideias foi uma ótima iniciativa da diretoria. “Os advogados que realmente estiverem interessados em filmes que abordem um conteúdo diferenciado, com certeza estarão aqui nas próximas edições também”, falou.
O próximo Cine Debate CAARN está previsto para o dia 26 de julho.
Sobre o Cine Debate CAARN
O encontro acontecerá toda última sexta-feira do mês no mesmo horário (a primeira precisou ser adiada em razão do prostesto do dia 28 de junho), e é importante lembrar que os assentos são limitados. Depois da exibição do vídeo, também será promovido um debate entre advogados como forma de incentivar a discussão sobre o tema do filme e cinema em geral. A pipoca e o refrigerante são por conta da casa.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400