Diversas instituições de saúde estiveram presentes na Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) para a última reunião do Fórum de Saúde Pública do RN. O encontro, que aconteceu na semana passada (13), teve como pauta o reprocessamento de materiais médicos-hospitalares através de relatos da enfermeira cearense Terezinha Neide de Oliveira.
Convidada para expor sobre sua realidade diária em relação ao tema, Terezinha, que trabalha no Hospital Multiclínico e Hospital Geral, ambos de Fortaleza/CE, afirmou que as divergências acerca do reprocessamento são comuns e é preciso discuti-lo no sentido de incentivar as boas práticas.
De acordo com Elisângela Fernandes, presidente da Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), o reprocessamento, procedimento que torna os artigos médicos-hospitalares reutilizáveis, é um assunto polêmico. A reutilização só é possível depois de um criterioso processo, visando o cumprimento de todos os cuidados necessários.
Após inspeção da Coordenadoria da Vigilância Sanitária (COVISA), o procedimento, que vinha sedo adotado por hospitais públicos e privados, foi proibido, acarretando impactos financeiros aos mesmos devido ao aumento dos custos. “A reunião rendeu e validou seu objetivo, que era de trazer esclarecimentos quanto à forma de colocar em vigor resoluções e normatizações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2006”, disse Elisângela.
O 47º Promotor de Justiça da Comarca de Natal, Carlos Henrique Rodrigues, também participou do encontro e afirmou que o debate foi proveitoso. “A vinda de Terezinha contribuiu para nos dar um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, para que possamos sair daqui com encaminhamentos mais objetivos e mais eficazes quanto à resolução dos problemas”, destacou.
Na oportunidade, estiveram representantes da OAB/RN, através de sua Comissão de Saúde, da Associação Norte-rio-grandense de Epidemiologia Hospitalar (ANOREH), Conselho Estadual de Saúde (CES/RN), Ministério Público (MP/RN), Conselho Regional de Enfermagem do RN (COREN/RN), entre outros.
Sobre o Fórum de Saúde Pública
Criado pelo MP/RN através de sua Promotoria de Saúde, o Fórum de Saúde Pública do RN foi criado com o intuito de discutir de forma permanente temas relacionados à saúde pública. As reuniões acontecem mensalmente no auditório da instituição.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400