O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Coutinho, recebeu na tarde desta terça-feira (14), a comissão organizadora do I SIJUR-Simulações Jurídicas da UNIRN. Na ocasião, a comissão, formada por estudantes de graduação do curso de Direito e Psicologia, apresentou ao presidente da Seccional Potiguar, a proposta do SIJUR, que ter por finalidade simular casos, desde a cena do crime, passando pela investigação policial, montagem do processo criminal e até o julgamento.
A OAB/RN apoiará a realização do evento que acontecerá no período de 8 a 10 de outubro. Mais informações em breve.
Sobre o SIJUR:
O objetivo central do projeto é aperfeiçoar os conhecimentos jurídicos, a oratória e a persuasão. Como também, proporciona aos discentes uma experiência mais real de como acontece todos os trâmites de um caso, desde a cena do crime até o seu julgamento. Além disso, o projeto estimula o estudo do Direito penal, Processo Penal, Medicina Legal, Psicologia Jurídica, Psicopatologia e a Psicologia Criminal, pois visa a interdisciplinaridade entre essas áreas.
O SIJUR tem por base três pilares: perícia, investigação e julgamento. A perícia simulada conta com duas fases, uma que acontece externamente, para o público, e a outra internamente, direcionada apenas para as pessoas que irão simular os cargos de delegado. Contudo, ambas as fases irão ter a reconstrução da cena do crime. A investigação é a segunda fase da simulação, atuando juntamente com a perícia, o processo investigativo fica encarregado de montar e estudar todos os detalhes criminais presentes no caso.
A última fase é o julgamento, que ocorre dentro do plenário do fórum da cidade de Natal, nesta ocasião são simulados os cargos de advogado, promotor, juiz e sete ouvintes poderão compor a mesa de jurados, que serão escolhidos antes de iniciarmos a simulação. Após isso, a simulação jurídica é iniciada e a decisão é feita baseada nos requisitos principais de convencimento.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400