Dezenas de alunos da Escola Municipal Antônio da Graça Machado, situada no bairro Barrocas (zona norte) participaram ontem (3) das atividades realizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró, que visavam orientar e alertar sobre a violência sexual infanto-juvenil. Sem perceber, as crianças aprenderam a “dizer não” e que o Disque 100 é o número a ser usado para denunciar casos de violência sexual contra meninos e meninas. Os pais também participaram da manhã especial, com palestra que abordou a importância de estarem atentos ao problema.
De acordo com a vice-diretora da escola, Rita Nerijane, os alunos ficaram bastante empolgados quando souberam que haveria esse dia especial, que faz parte dos trabalhos realizados pela Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da OAB/Mossoró. “É bastante importante. Nós já temos um projeto que é o ‘Goleada de Cidadania’, que trata de diversos assuntos e essa atividade promovida pela OAB vem para reforçar esse trabalho que nós fazemos, de conscientização. A gente sabe que a informação é fundamental dentro desta problemática”, comenta.
A participação dos pais, que tiveram um momento especial, com exibição de documentário e palestra proferida pela advogada Ticiane Teixeira Torres, foi outro ponto de grande importância, na avaliação de Rita Nerijane. “Queremos conscientizar a sociedade, em especial os pais dos alunos, para que a sociedade entenda a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes e que denuncie. Vivemos em uma comunidade carente em todos os sentidos e a falta de informação é um dos fatores que influenciam na ocorrência da violência infanto-juvenil”, explica.
A programação da criançada foi pensada planejada com bastante cuidado, segundo a advogada Raquel Pereira Diniz, presidente da Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da OAB/Mossoró. Todo o conteúdo que foi repassado aos alunos tinha linguagem voltada para o público infantil, como o vídeo exibido logo no início da manhã. Depois disso, os alunos assistiram a história da Chapeuzinho Vermelho, contada sob a perspectiva da violência infanto-juvenil. Os pequenos aprenderam que não devem se submeter que devem usar o Disque-100.
De acordo com o advogado Arnon Dutra Dantas Targino Sobrinho, membro da Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da OAB/Mossoró, ações como essa que foi realizada na escola do bairro Barrocas fazem parte de um trabalho de conscientização que vem sendo feito pela Ordem, em Mossoró. Evento semelhante foi realizado no ano passado, na Escola Municipal Niná Rebouças, que fica no bairro Abolição IV (zona oeste). “A gente faz esse trabalho nas escolas, buscando orientar as crianças, que são as grandes vítimas desse problema”, frisa.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400