A manutenção da estrutura arquitetônica do antigo Hotel dos Reis Magos na Praia do Meio foi defendida pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo, nesta quarta-feira (26) em reunião com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, presidente da Comissão de Meio da OAB/RN, Marise Duarte, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, além de lideranças comunitárias dos bairros da Ribeira, Rocas, Praia do Meio, Santos Reis e Brasília Teimosa.
Conforme Marise Duarte, o entendimento da comissão da OAB/RN é a favor da preservação da proteção do patrimônio histórico e cultural por se tratar do único exemplar da arquitetura modernista na cidade segundo parecer técnico da Universidade Federal.
Carlos Eduardo explicou que essa ideia da preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico do antigo Hotel Reis Magos foi defendida por ele desde a sua última gestão a frente da Prefeitura. O chefe do executivo municipal lembrou que se reuniu com os proprietários da área no ano de 2008 e na época foi apresentado um projeto que pretendia demolir o prédio. Essa opção não foi aceita. Outro plano, mantendo as características do edifício foi apresentando e aprovado, inclusive, a empresa fez um acordo com o município para regularizar a situação junto à secretaria de Tributação em troca da recuperação do imóvel. Esse acordo não foi cumprido pelos empresários e o local continuou deteriorado e sem uso.
O chefe do executivo municipal não descartou a possibilidade de desapropriar ou tombar o antigo Hotel dos Reis Magos, caso a empresa proprietária persista com a ideia de demolir completamente o prédio. Após ouvir as explanações e opiniões dos representantes das várias entidades e órgãos presentes, Carlos Eduardo determinou ao secretário de Turismo que convide o representante do grupo dono do imóvel para uma reunião em Natal para dar ciência que a Prefeitura exige a revitalização do prédio mantendo as suas características iniciais.
Também participaram da reunião a vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RN, Flaviana Marques, e a advogada Patrícia Luz, membro da comissão (com informações da assessoria da Prefeitura Municipal do Natal).
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400