A terceira edição do Cine Debate CAARN apresentará o filme "Argo", vencedor do Oscar de melhor filme deste ano. O evento acontecerá em parceria com a Comissão de Relações Internacionais da Seccional Potiguar e será no dia 30 de agosto, às 16h, na sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte.
Baseado em fatos reais, "Argo" conta a história de uma operação secreta de vida ou morte que ocorreu nos bastidores da crise no Irã, em 1979, quando a revolução atingiu seu ápice e militantes surpreendem a embaixada dos EUA em Teerã, fazendo 52 reféns americanos. No meio deste caos, seis americanos conseguem escapar e encontrar refúgio na casa do embaixador canadense. Sabendo que é apenas uma questão de tempo até os seis serem encontrados e provavelmente mortos, Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em fugas da CIA, sugere um plano arriscado para retirá-los do país em segurança.
Segundo o presidente da Comissão, Marconi Macedo, a escolha do filme foi em razão do mesmo relatar um fato, que, apesar de ocorrido em 1979, continua pertinente até os dias atuais: os desentendimentos políticos entre o Ocidente e o Oriente-Médio. "Tais discordâncias demonstram a importância central do Direito Internacional para a pacificação dessas relações, sobretudo com vistas à defesa dos direitos humanos", justificou.
Sobre o Cine Debate CAARN
O encontro acontece toda última sexta-feira do mês no mesmo horário, e é importante lembrar que os assentos são limitados. Após a sessão, também será promovido um debate entre advogados como forma de incentivar a discussão sobre o tema do filme e cinema em geral. A pipoca e o refrigerante são por conta da casa.