O ano de 2018 foi instituído como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, em alusão ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos. Dentro do cronograma de atividades das instituições envolvidas na causa, acontecerá na próxima terça-feira (12), às 14h, uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Estado, para discutir o tema em questão.
A iniciativa foi proposta pela Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da OAB/RN, presidida por Romildo Martins, ao deputado estadual Hermano Morais. Na oportunidade, será lançada oficialmente a campanha do Violentômetro. "A proteção ao idoso não é só um direito, mas também um dever constitucional, social e político, firmado no direito fundamental do homem, que é a dignidade humana", lembra Romildo Martins.
O Violentômetro é uma ação da Seccional Potiguar. A iniciativa é composta por palestras, rodas de conversas e materiais de divulgação, como marcador de livros, banners, que serão distribuídos em instituições, além de postagens nas redes sociais da OAB/RN e entidades apoiadoras da causa.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. No mês de junho foi instituído o Junho Violeta, em alusão à data.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400