O advogado e presidente da Subseção Mossoró, Aldo Fernandes, foi homenageado nesta sexta-feira (16) pela Seccional Potiguar, durante a entrega de carteira aos novos advogados. Na oportunidade, ele recebeu das mãos do presidente Sérgio Freire, o primeiro requerimento dele na OAB/RN.
Na entrevista a seguir, Aldo fala da sua relação com a OAB e de quando decidiu se tornar advogado.
OAB/RN – Quando o senhor decidiu que queria ser advogado?
AF – Desde o início eu deslumbrava na vida do advogado como aquele profissional que lutava para resolver situações e problemas da sociedade. A partir desse olhar e também através da influência do meu pai, que é advogado militante, eu percebi a importância da profissão. Eu entrei na faculdade de Direito já com esse propósito de ser advogado. Nos primeiros semestres estagiei em escritórios de advocacia para entender a vida de um advogado militante e, principalmente, acompanhar a dinâmica da advocacia.
OAB/RN – O que significa a OAB para o senhor?
AF – A Ordem dos Advogados do Brasil é a minha segunda casa. Só somos fortes porque contamos com a participação de centenas de advogados que dedicam seu tempo para fortalecer essa instituição. Por isso é tão importante que os novos advogados também façam parte da Ordem. A Casa do Advogado é de vital importância para todos os profissionais. Até algum tempo atrás a Ordem se restringia à parte institucional. Hoje temos não só essa parte já amadurecida, que traz melhorias e garantias para o advogado, mas também galgamos novos espaços, como a função social do advogado.
OAB/RN – Qual a importância de presidir uma Subseção?
AF – A responsabilidade de garantir inicialmente o exercício da advocacia. Lutamos para garantir esse exercício dentro da ideia macro, ou seja, garantir que sejam respeitadas as prerrogativas, garantir que o advogado tenha acesso às novas ferramentas disponibilizadas pelos Poder Judiciário, independentemente do local em que ele está militando. Além disso, gerar uma responsabilidade entre o advogado e a sociedade.
OAB/RN – O que o senhor diria aos advogados que estão ingressando agora nos quadros da OAB?
AF - Aos advogados que estão entrando, em primeiro lugar, tenham nesta Casa o seu porto seguro, a certeza de que as suas ferramentas de trabalho e o seu caminho serão sempre garantidos pela Ordem. Tendo essa garantia, que eles possam desbravar e conquistar novos caminhos, seguindo sempre as nossas regras, que estão esculpidas no nosso Estatuto. Busquem realizar o trabalho baseado na ética. Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus (Miqueias 6,8).