Até a conclusão da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas varas cíveis de Natal, será possível aos advogados continuarem a peticionar pelo SAJ. Atualmente, o PJe já chegou à 1ª, 2ª e 9ª Varas Cíveis, e até o final de maio será expandido para as 18 demais varas deste tipo. É importante ressaltar que nas três em que teve início o processo de implantação, os advogados só podem peticionar, desde já, pelo novo sistema de informática do Judiciário.
O Tribunal de Justiça irá ampliar o atendimento a servidores e advogados com a instalação de uma Central de Atendimento, que servirá para tirar dúvidas a respeito dos sistemas do Judiciário: PJe, SAJ e Projudi. Uma sala funcionará no Fórum Miguel Seabra Fagundes, e outra na sede do Tribunal de Justiça. Enquanto não estão abertas, já é possível ao usuário do sistema tirar as dúvidas por meio do telefone (84) 3616-6520, durante o horário comercial.
Atualmente, os oficiais de Justiça estão passando por treinamento especializado do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para a implantação do sistema na Central de Mandados, prevista para o início de abril. Em paralelo, o TJRN já iniciou o processo de implantação do sistema também nos juizados e varas da Fazenda Pública.
O PJe possibilitará que gradualmente os procedimentos como carimbos e juntadas de processos, trabalhos típicos de Secretaria de Vara, passem a ser coisa do passado. Quem explica é o coordenador da implantação do PJe no Judiciário potiguar, o juiz auxiliar a presidência do TJRN, Fábio Filgueira. Ele destaca que o TJ ganhará em economia de tempo e recursos financeiros além de poder otimizar a atuação dos servidores, que se dedicarão menos a procedimentos meramente burocráticos.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400