Vice-presidente da OAB/RN participa do 6º Encontro de vice-presidentes da OAB em Brasília

03/06/2024

A vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias, participou do 6º Encontro de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais - Gestão 2022-2024, que aconteceu na última quarta-feira (29) na sede do Conselho Federal, em Brasília. A reunião, que ocorreu de forma híbrida, tratou de temas como a representatividade feminina na advocacia, a política nacional de interiorização da Ordem e, especialmente, a solidariedade à tragédia climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul.

Os presentes aproveitaram a oportunidade para fazer um balanço de gestão e falar das expectativas em relação ao futuro, ou seja, o que pode ser melhorado dentro do Sistema OAB. O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, afirmou que a vice-presidência é uma posição estratégica dentro de qualquer gestão. “Nosso maior legado como vice-presidente é tentar construir a unidade, por meio do respeito.”

“Nós sabemos o quão desafiador é a representação da advocacia, seja aqui no CFOAB ou nas seccionais. Para mim, também foi uma experiência inédita integrar a Diretoria da OAB Nacional e todos nós temos amadurecido e aprendido muito”, avaliou, lembrando que os encontros anteriores foram sempre amistosos e de muita amizade.

Horn destacou a aprovação do Projeto de Lei (PL) 5109/2023 na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. O projeto altera o Estatuto da Advocacia (Lei 8906/1994), que passa a garantir a concessão imediata de medidas de proteção pessoal a advogadas e advogados que sofrerem agressões durante o exercício da profissão. Entre as outras pautas abordadas durante o encontro, estavam a campanha contra o assédio e o levantamento demográfico da advocacia.

Na ocasião, ainda foram lembrados os eventos realizados durante a gestão, como a 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, a 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos (CIDH) e o Encontro Nacional da Jovem Advocacia, entre outros.

Também participaram do encontro as vice-presidentes da OAB-PB, Rafaella Brandão; da OAB-RR, Caroline Cattaneo; da OAB-PA, Luciana Neves Gluck Paul; da OAB-SE, Letícia Barreto; da OAB-MG, Angela Parreira Botelho; da OAB-AC, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues de Souza; da OAB-DF, Lenda Tariana; da OAB-BA, Cris Gurgel; da OAB-MA, Tatiana Maria Pereira; da OAB-PR, Fernando Deneka; e da OAB-MT, José Carlos de Oliveira, além da conselheira estadual Aisla de Carvalho, que representou a vice-presidente da OAB-RO, Vera Paixão.