A jovem advocacia brasileira conquistou uma importante vitória na IV Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Durante o Colégio Nacional de Presidentes Jovens foi aprovada, por unanimidade, a criação de uma Campanha Nacional de Valorização da Jovem Advocacia.
A proposição foi feita pelos estados do Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas e Mato Grosso, com o objetivo de criar uma série de medidas para beneficiar os advogados e advogadas em início de carreira em quatro áreas: valorização de honorários, empreendedorismo, atuação em audiências e representatividade real dentro da instituição.
De acordo com o presidente da Comissão da Advocacia Iniciante da OAB/RN, Eduardo Pacheco, o plano de valorização foi pensado para ser flexível para ser implementado em todas as seccionais, trazendo melhorias efetivas no dia a dia dos jovens advogados e advogadas. "Fico feliz em ser um dos proponentes e idealizadores desse projeto, aprovado por unanimidade e bem recebido pelo presidente Beto Simonetti e que vai impactar de forma prática e positiva o exercício profissional dos advogados e advogadas iniciantes", afirma.
Durante a abertura da conferência, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, recebeu o projeto e se comprometeu a apoiar a campanha. Além disso, os quatro pilares destacados no projeto foram citados na Carta de Bonito, documento elaborado ao fim da conferência com todas as deliberações do evento.
Entre as ações propostas no projeto estão a confecção de adesivos e folders sobre a valorização dos honorários e a importância da cobrança da consulta jurídica para serem colocados em órgãos e instituições da Justiça. Também está prevista a oferta de fotos profissionais em todas as seccionais, como já existe no Rio Grande do Norte com o "Click CAARN", a implantação de programas de parcerias com empresas de contabilidade e design e a criação da Feira de Oportunidades para disponibilizar vagas de trabalho e gerar networking.
A proposta também visa a criação de um curso nacional gratuito sobre prática em audiências através da Comissão Nacional da Advocacia Jovem e a Escola Superior de Advocacia (ESA Nacional), além da elaboração de Planos Estaduais de Valorização da Jovem Advocacia em cada seccional.
Rua Nossa Senhora de Candelária, 3382 - Candelária - Natal/RN - CEP 59065-490 • Telefone (84) 4008-9400